Quais são os grandes desafios que se colocam na área das Políticas culturais em Portugal? Esta é a pergunta que vai ser respondida, esta quarta-feira, no Porto, por José António Pinto Ribeiro, convidado principal da palestra que marca o regresso às aulas do mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

A vinda do ministro da Cultura ao curso de Ciências da Comunicação insere-se no âmbito dos seminários de Políticas e Mediação Cultural e de Cultura, Património e Ciência. Perante uma plateia onde não faltarão futuros jornalistas, Pinto Ribeiro vai ainda responder a algumas perguntas dos estudantes.

A conferência destina-se sobretudo aos alunos de mestrado, mas tem entrada livre. “Quando os convidados são bastante importantes e atraem muitas pessoas, temos de abrir ao público externo”, justifica Rui Centeno, director do curso de Ciências da Comunicação.

Com arranque marcado para as 18 horas, a palestra de Pinto Ribeiro assinala então o arranque do segundo semestre da primeira edição do mestrado em Ciências da Comunicação da UP. Lançado no início do ano lectivo, o curso com cerca de 50 estudantes. Entre eles está Joana Martinho que, após concluir a licenciatura em Ciências da Comunicação, decidiu prosseguir estudos. “Para os alunos que frequentaram a licenciatura do curso foi mais fácil porque já conheciam os professores”, algo que “não é muito bom sinal” porque pode significar que “os métodos são semelhantes aos da licenciatura”, avisa a jornalista.

Apesar das semelhanças, os estudantes “adaptaram-se ao mestrado”, salienta Joana Martinho. “Em termos de notas e desempenho, os alunos portaram-se bem, penso que não houve nenhum chumbo”, confirma a aluna do ramo de Estudos Média e Jornalismo.

Uma das apostas do mestrado – reforçada agora com a vinda do ministro da Cultura – tem passado pela promoção de palestras e conferências com várias personalidades ligadas aos ramos da cultura e da política. Nuno Almeida, aluno da variante Comunicação Política, confessa que gostou particularmente das sessões protagonizadas por Robert Entman (académico da Universidade George Washington) e Rick Ridder, antigo consultor político de Bill Clinton e Al Gore. O estudante afirma, no entanto, que se “tem investido mais na área da cultura”, quando se “podia investir mais” no ramo da Ciência Política.

Já o director do curso faz um “balanço positivo” do mestrado e desvaloriza os “pequenos” problemas que possam existir.”Pormenores habituais quando arranca qualquer curso novo”, justifica Rui Centeno.

O responsável revela ainda que a prevista mudança de instalações do curso para o edifício adjacente “trará melhorias em termos de espaço” e acrescenta que um dos objectivos do próximo ano é a “fixação do corpo docente”.