Do incêndio que, a 5 de Maio de 2008, deflagrou no telhado do edifício da Reitoria da Universidade do Porto (UP), nasceu a ideia de um projecto “não-representacional”. Uma espécie de exposição para retratar o incidente.

Rescaldo e Ressonância!” apresenta-se como uma iniciativa “especulativa” e visa aproveitar os espaços e os materiais que ficaram inutilizados após o acidente. A iniciativa, que partiu de Inês Moreira, assume uma vertente multimédia ao incluir fotografia, a cargo de André Cepeda, vídeo, por Paulo Mendes, e som, com Jonathan Saldanha.

Inês Moreira, responsável pelo projecto “curatorial” petit CABANON, é a grande dinamizadora da iniciativa, que visa proporcionar aos visitantes uma “experiência na visita, não contemplativa, mas antes física”, refere ao JPN.

A curadora da exposição, que colabora regularmente com a UP (concebeu o espaço das exposições DEPÓSITO e Pack), destaca o “desgosto e choque pessoal que o incêndio provocou na equipa da Reitoria e num conjunto de criadores do Porto, sediados no Porto” como mote para a criação.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos em exposição, “todos resultantes de materiais provenientes do incêndio”, os artistas depararam-se com inúmeras questões.”Como ocupar um espaço acidentado? O que nos permitem os espaços não-convencionais?”, explica Inês Moreira.

A também assistente do Mestrado em Museologia realça o facto de “Rescaldo e Ressonância!” ser um “projecto pobre, sem recursos e muito cru”, que recusa a “espectacularidade” de um acidente como o incêndio.

As conclusões do projecto estão, para Inês Moreira, “em aberto”. A visita à exposição, os workshops e o “petit THINK TANK”, que fazem parte da programação paralela, “serão momentos de contribuição para o debate”.

A exposição é inaugurada a 23 de Abril, no edifício da Reitoria da UP, e ficará patente até 31 de Agosto.