Música, fotografia, artes performativas, 'break dance', uma prova histórica no Rio Douro e outras coisas mais. Confira a lista de sugestões de lazer para este fim de semana, no Porto, Grande Porto e não só.

 

1. Noite Branca de Braga

2, 3 e 4 de setembro
Vários espaços
Entrada livre

Arranca esta sexta-feira e prolonga-se até domingo um dos eventos mais concorridos do país. Em Braga, são esperadas mais de 1 milhão de pessoas para a Noite Branca cuja programação se estende por mais de 48 horas e inclui 150 atividades, entre concertos, performances, eventos de arte pública, programação infanto-juvenil e acesso a vários espaços culturais da cidade. Áurea e Fernando Daniel são os destaques da noite de sexta-feira, mas há muito mais para ver e experienciar na vasta programação. O dress code, está bom de ver, é para condizer com a festa: branco. A CP tem comboios especiais para o evento.

Nenhuma descrição de foto disponível.

2. Noite Branca de Gondomar

3 e 4 de setembro
Vários espaços (centro de Gondomar)
Entrada livre

Também em Gondomar a Noite Branca tem milhares de fãs (120 mil pessoas em 2019, ano da realização da última edição). O município volta, assim, a apostar no evento que marca o arranque das Festas do Concelho. A celebração arranca sábado e estende-se madrugada dentro. Há seis palcos para concertos. O principal, instalado na Praça da República, vai receber Diogo Piçarra e Ana Bacalhau. O tradicional desfile parte da Praça Manuel Guedes e estende-se até ao Largo do Souto. Mais informação está disponível no site da Câmara Municipal de Gondomar.

3. Gaia World Music

2 e 3 de setembro
Espaço Corpus Christi, Zé da Micha e Beira-Rio, Vila Nova de Gaia
Entrada livre, mediante levantamento de pusleira

Evento dedicada às músicas do mundo, tem os portugueses Galandum Galundaina (sexta-feira) e Ana Laíns (sábado) como cabeças de cartaz, mas há também artistas de Espanha, França e da Guiné Conacri. Paralelamente, há uma exposição de instrumentos musicais das Terras de Miranda, ligados à música tradicional mirandesa, para ver no Convento Corpus Chisti, e uma fun zone com insufláveis e ateliês de pintura para os mais pequenos.

4. Festival Maracujália

3 e 4 de setembro
Terminal de Cruzeiros de Matosinhos
Bilhetes a 15 euros

Multinacional é também o Maracujália, festival que vai para a segunda edição. O evento cultural “que visa promover a união e diversidade através da criatividade” contempla música, arte, cinema, debates e moda. No campo musical, atual duas dezenas oriundos de múltiplas geografias (Brasil, Holanda, Suécia, Coreia do Sul ou México), com propostas que vão do reggae ao kuduro, passando pelo funk ou a cúmbia.  Clara Não, Bruno Lisboa, Sick Faces, By Castro, entre outros, integram a programação de arte contemporânea. As portas abrem às 16h00 e as atividades prolongam-se até à meia-noite.

5. The World Battle 2022

1, 2, 3 e 4 de setembro
Hard Club, Coliseu Porto Ageas e MXM ArtCenter
Bilhetes a partir dos 55 euros

Já começou, mas só termina no domingo o festival de cultura e desporto de rua que inclui breaking, exposições, workshops, sunsets e demonstrações de rua. O grande destaque vai para as battles, os duelos de break dance, com a presença de cerca de mil atletas em diversas categorias. Numa primeira fase, dia 3 de setembro, os b-boys e as b-girls vão disputar no Hard Club o seu lugar nas finais, ficando as decisões finais para o Coliseu do Porto onde, no domingo, se vão encontrar os vencedores dos concursos.

6. Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water

4 de setembro
Rio Douro, Porto
Entrada livre

É o regresso das provas de águas abertas ao Porto 43 anos depois da última vez, segundo a organização. Desta vez, a travessia do Douro a nado vai fazer-se entre a Ribeira do Porto (partida às 09h30) e a praia contígua à Marina de Gaia, num percurso de aproximadamente 4 quilómetros. A prova, organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal, integra o Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação. Estão inscritos 221 nadadores no total.

7. Exposição “Gentes, Lugares, Quotidianos: fotografias sociais do Grande Porto”

3 de setembro
Centro Português de Fotografia, Porto
Entrada Livre

Foto de Rui Pedro Oliveira integrada na exposição. Foto: D.R./Rui Pedro Oliveira

Mostra coletiva que reúne trabalhos de sociólogos e fotógrafos que “aliam a dimensão social, política e artística da fotografia na observação do Grande Porto a partir de temas particulares”. A inauguração está marcada para este sábado às 16h00. Uma hora depois, o fotojornalista Paulo Pimenta e o investigador Eduardo Silva fazem uma visita guiada à exposição. Há outras atividades associadas que culminam, no  dia 24, com um debate: “Para onde vamos, Porto?”, com a participação de Lígia Ferro (IS-UP), José Pinto Chalana (IS-UP), Anabela Santos (UF Centro Histórico do Porto) e Christian Georgescu (Saber Compreender).

8. 22 Volts

1, 2 e 3 de setembro
Central Elétrica do Freixo, Porto
Entrada livre, mediante reserva de bilhete

Da fotografia para as artes performativas, destaque para o 22 Volts – Encontro Internacional de Artes que volta a energizar a Central Elétrica do Freixo – casa da Circolando – com três dias de programação que prometem “aprofundar o caráter experimental dos anos anteriores”. Aberturas de processos criativos, performances e concertos de artistas de seis países é o que oferece este evento que arrancou ontem, mas prossegue esta sexta-feira e sábado. O ator e encenador brasileiro Pedro Vilela, em conjunto com o boliviano Diego Aramburo abrem o programa desta sexta-feira, que conta ainda com aquele que é considerado um dos mais influentes coreógrafos de África, Panaibra Gabriel Canda. Todo o programa é de acesso gratuito, mas é necessária a reserva antecipada de bilhetes.

Panaibra Gabriel Canda

9. Dia Europeu da Cultura Judaica

4 de setembro
Museu Judaico do Porto/Museu do Holocausto do Porto
Entrada livre

Este domingo (4), celebra-se o Dia Europeu da Cultura Judaica. A propósito, o Museu Judaico do Porto e o Museu do Holocausto do Porto vão estar de portas abertas ao público, com entrada livre. Uma oportunidade única no caso do Museu Judaico que, ao longo do ano, só está aberto para escolas, professores e comunidade judaica. Da programação fazem também parte uma exposição de pintura no jardim da Sinagoga, a atuação do coro Mekor Haim e a exibição do filme “Sefarad” em três sessões (10h30, 12h30 e 15h00), o qual conta a história da comunidade judaica do Porto de 1496 até à atualidade. O público está ainda convidado a visitar o restaurante Iberia Kosher (Rua do Campo Alegre, n.º 676) para experimentar comida kosher israelita.

10. Feira do Livro do Porto

Até 11 de setembro
Jardins do Palácio de Cristal, Porto
Entrada livre

Com 60 mil visitantes na primeira semana de atividade, a Feira do Livro do Porto prossegue de portas abertas ao público nos Jardins do Palácio de Cristal. Além das dezenas de expositores, há uma intensa atividade paralela que inclui concertos, conversas e atividades para os mais novos. Esta sexta-feira, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett vai estar Sérgio Godinho à conversa com Inês Fonseca Santos, tendo por mote “Palavras são imagens são palavras”, o título do mais recente livro do intérprete, compositor e autor nascido no Porto em 1945. No Terreiro do Roseiral, haverá dois concertos e a noite fecha com O Poema Ensina a Cair, sessão inaugural do ciclo, com Raquel Marinho e Valério Romão. Durante o fim de semana, destaque para a  Feira da Alegria que vai levar duas dezenas de ilustradores e artistas visuais ao certame, no sábado e no domingo, das 11h00 às 21h00. A programação cultural da feira dia a dia pode ser consultada aqui.