A parceria entre a Associação Bagos d’Ouro e a Essência do Vinho tem como objectivo apoiar as crianças desfavorecidas do Alto Douro. Por cada entrada adquirida, 1,50 euros do valor pago reverte a favor da instituição.

“As pessoas podem cooperar também com contributo financeiro ou na compra de um livro que compila receitas de 50 chefes portugueses”, acrescenta Paula Sousa, representante da instituição que apoia crianças do Alto Douro vinhateiro.

Esta edição retoma também uma iniciativa avançada em 2009 que promove a reciclagem de rolhas de cortiça durante o evento. Os produtores foram alertados para colaborarem com a campanha e no local está exposto um recipiente preparado para acolher as rolhas.

As rolhas de cortiça possibilitam a plantação de árvores, permitem a conservação do dióxido de carbono retido na rolha e a reutilização da cortiça para outros materiais. A única excepção é que não podem ser utilizadas para produzir novas rolhas. A organização estima que nos quatro dias do evento sejam recolhidas mais de 20 mil rolhas.