Em todas as edições, o Fantasporto elege uma figura de destaque do panorama cinematográfico português. Este ano, pela primeira vez, essa escolha recaiu em Paulo Trancoso, um produtor e não um realizador ou actor, que vai receber o “Prémio por uma Carreira”.

O fundador da Castelo Lopes Filmes e produtor do conhecido documentário “Pare, Escute e Olhe” esteve, esta quinta-feira, no “Fantas”, onde admitiu ao JPN sentir-se um pouco “embaraçado” com esta homenagem a si e à sua “obra”.

O produtor afiança ter ficado feliz com o reconhecimento, principalmente porque o trabalho de produtor “nem sempre é conhecido” pelas pessoas, apesar de ser ” absolutamente fulcral” para a “produção cinematográfica”. “Lembrarem-se desta homenagem é lembrarem-se da figura do produtor”, ressalva.

O “Fantas” não deixou de exibir alguns dos seus trabalhos de produção, nomeadamente “A Selva”, longa-metragem de 2001 com realização de Leonel Vieira e a sua mais recente produção, o documentário “Pare, Escute, Olhe”, de Jorge Pelicano, sobre o encerramento da linha do Tua.

Lembrando-se de todos os trabalhos em que já participou, Paulo mostra-se algo nostálgico, referindo até os colegas com quem partilhou ideias e projectos. O produtor garante que o facto de ter sido o “escolhido” do Fantasporto é um incentivo para aquilo que entende “ainda ter de fazer”.

O “grande projecto” do ano é, enfatiza, a filmagem de um filme com Billie August, realizador de “A Casa dos Espíritos”, e Geoffrey Rush, vencedor do Óscar de Melhor Actor com “Shine”.