De 24 a 26 de outubro, o Palácio de Cristal vai receber, todas as noites, milhares de jovens
estudantes do Porto. Tudo isto por causa da festa de receção aos caloiros”. Segundo Luís Rebelo, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), a iniciativa não pretende ser uma segunda “Queima das Fitas”, mas sim uma festa “de estudantes para estudantes”, na qual “os caloiros possam ser recebidos da melhor forma possível”.

Nas noites de recepção no Palácio de Cristal, os estudantes vão poder assistir a concertos
e terão à disposição, no exterior, postos de venda de bebidas pertencentes a associações de
estudantes e a grupos académicos. As portas vão abrir, todas as noites, às 22h00, e os concertos vão ter início a partir das 22h30. A primeira noite é a única exceção, já que o Palácio abre apenas à meia-noite. O concerto começa cerca de meia hora depois.

Festa para todos os gostos

Os cabeça-de-cartaz das noites de festa são Matisyahu, na madrugada de 24, Nu Soul Family na noite de 24, Tim Royco e Cosmo Klein, a 25. A última noite vai ser festejada ao som de Quim Barreiros, uma presença habitual nas festas académicas do Porto. Além destas atuações, estão também confirmadas as presenças de Phama, Alternative Sound System, DJ Overule, Flyers Desportes, André Alves, Zé Mendes, DJ Rui Santoro e da Tuna Feminina do ISCAP, Tuna da FDUP, Tuna de Contabilidade do Porto, Tuna do ICBAS e Tuna da Universidade Lusíada. Para Luís Rebelo, houve a preocupação de “criar um cartaz eclético, com vários estilos de música diferentes, que pudessem agradar às diversas franjas da população estudantil”.

O preço dos bilhetes para estudantes é de oito euros para a primeira noite e de sete euros para as restantes.O bilhete semanal custa 22 euros. Os não estudantes pagam 15 euros por noite. A organização vai trabalhar no sentido em que cada estudante tenha acesso apenas à compra de um bilhete por noite, para que “a percentagem de estudantes na festa seja o maior possível”, disse Luís Rebelo.

Ao contrário do que é habitual durante a Queima, não vão estar disponíveis transportes especiais, já que a organização defende que “o local está bem servido a esse nível”. As expectativas para esta primeira semana de noites de festa de recepção do caloiro
são muitas e, tal como afirma o presidente da FAP, “o desejo é que esta seja uma
experiência a repetir”.