A Universidade do Porto (UP), inaugurou hoje, sexta-feira, o Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina (FMUP), no pólo da Asprela, e o novo complexo da Faculdade de Farmácia (FFUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), situado ao lado do Palácio de Cristal.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, esteve presente na inauguração, visitando os edifícios durante a manhã desta sexta-feira.

Durante a cerimónia no novo Salão Nobre do complexo na Baixa, Cavaco Silva não deixou de salientar que este foi um “importante investimento” não só para a universidade, mas também para o país, que, apesar da conjuntura económica, deve continuar a apostar na investigação e na formação. “Os imperativos de contenção e rigor na gestão e no dispêndio de fundos públicos não devem fazer perigar nem o acesso dos mais carenciados ao Ensino Superior, nem as condições para a manutenção de um corpo docente e científico qualificado e mobilizado”, refere.

Igual opinião tem o reitor da UP, Marques dos Santos, que acredita que estes três novos edifícios vieram “fortalecer a capacidade” da universidade em “inovar na área da saúde” e trazer proveitos para o país. “Estes edifícios enquadram-se num setor com muitas potencialidades económicas”, pelo que “o país fica mais competitivo” a partir de agora, garante. Por isso mesmo, e não descurando as “nuvens que pairam no ar”, “a Universidade encara com esperança o futuro”, afirma.

Os diretores das instituições com novos espaços também usaram da palavra, assegurando que o investimento efetuado nas instalações vai trazer retorno para os cidadãos. “Temos obrigação de ser criteriosos”, diz António de Soura Pereira (ICBAS), enquanto que, por sua vez, Agostinho Marques (FMUP) garante que as faculdades irão “contribuir para resolver os problemas do país”. “Só com a aposta na investigação é que o país poderá encontrar o caminho que nos coloque entre os melhores”, finaliza José Costa Lima (Farmácia).

O projeto resultou de um investimento de 61,5 milhões de euros e ocupa 58 mil metro quadrados de espaço, beneficiando quase sete mil pessoas. As instalações já estão operacionais, mas os alunos só vão começar a usufruir em pleno dos novos espaços a partir do segundo semestre de aulas.