Era uma vez um português, um francês e um inglês, que chegam ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. O português sabe onde e quando apanhar o transporte seguinte para prosseguir a sua viagem, mas o francês e o inglês não.

No entanto, essa dificuldade vai deixar de existir. Isto porque, desde o início deste ano que o aeroporto Sá Carneiro está equipado com o sistema “Infoboard”, que dá, em tempo real, aos passageiros que chegam à cidade, informações sobre os transportes disponíveis para chegarem ao destino final.

Situado na sala de recolha de bagagens, no piso 0 da aerogare, o “Infoboard” mostra, num ecrã, a localização atual do passageiro dentro do aeroporto, bem como a localização das estações de transportes públicos disponíveis ali perto (STCP, Metro do Porto, Táxi, Get Bus, etc.).

Além disso, também são apresentadas informações sobre os horários desses mesmos transportes, com o tempo previsto de espera pela próxima viatura e o mapa de paragens. A continuação da viagem para o Porto, mas também para Braga, Guimarães e Galiza, fica, desta forma, garantida.

Em comunicado, a ANA refere que, “com este serviço, o Aeroporto do Porto pretende melhorar a experiência dos passageiros que acolhe, proporcionando maior conforto e eficiência na mobilidade para as cidades servidas por transporte público a partir do aeroporto”.

O “Infoboard” é um sistema já experimentado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e no Hospital de S. João (vídeo em baixo demonstra o funcionamento do sistema no Hospital de S. João).