O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) está à procura de candidatos para o cargo de adido de embaixada da carreira diplomática. O concurso abriu a 2 de janeiro e dura até dia 18, por isso já restam poucos dias para se candidatar.

E a proposta de perfil não é muito exigente: basta ser cidadão português, ter uma licenciatura concluída – ou um grau académico mais elevado – numa Universidade portuguesa ou estrangeira (devidamente reconhecida) e preencher “os requisitos gerais para o provimento em funções públicas”.

Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected], com os documentos indicados no anúncio do concurso e aguardar 15 dias, altura em que o Governo publicará uma lista provisória dos candidatos a concurso.

Já nesta fase, o concurso estreita-se e há que saber mostrar o conhecimento que se tem. Aos candidatos finais serão fornecidos dados como data, local e horário para as provas a prestar, que se dividirão em seis testes diferentes: uma prova escrita de cultura geral, uma de língua portuguesa e outra de língua inglesa, uma prova escrita de conhecimentos e, por fim, uma entrevista profissional e ainda uma prova oral de conhecimentos.

Só a entrevista, que dura cerca de 30 minutos, vale três pontos. A prova oral fica-se pelos 2,5. Esta “prova oral de conhecimentos” basear-se-á numa “exposição feita pelo candidato, que incidirá sobre um tema por ele sorteado quatro horas antes”.

Depois, “todas as provas são classificadas de acordo com a escala de 0 a 20 valores” e “todas as provas são eliminatórias, sendo excluídos os candidatos cuja classificação seja inferior a 14 valores em qualquer prova do concurso”, lê-se no documento.