No concurso “Design a Brand” podem participar todos os estudantes que estejam inscritos num curso durante o ano letivo 2012/2013. Em Portugal, só são elegíveis os estudantes da Universidade do Porto (UP), da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona (ECAATI) e do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), visto serem estas as instituições que cooperam com o Santander.

O desafio lançado pelo banco aos estudantes passa pela elaboração de um novo design do Cartão Universitário Inteligente (CUI). O objetivo do concurso é determinar um vencedor, para que, a partir daí, as 252 universidades dos diferentes países que adotaram o sistema CUI e que, por sua vez, têm todas cartões diferentes, passem a utilizar um cartão universal, que facilite a mobilidade entre estudantes.

O que é o CUI?

O Cartão Universitário Inteligente (CUI) é um cartão concedido pelo Santander aos estudantes e restante pessoal das universidades com que o banco coopera. Serve para um vasto leque de serviços, tais como acesso a determinadas áreas das faculdades, assinaturas eletrónicas, requisição de livros, entre outros, além do habitual uso como cartão de crédito

Desta forma, até 15 de fevereiro, podem ser enviadas propostas (dois designs propostos por candidatura, no máximo) em nome da instituição de ensino ou como candidatura independente. Importa referir que os designs propostos podem resultar de um trabalho de equipa ou de um trabalho individual, qualquer que seja o tipo de candidatura.

Todas estas informações encontram-se na página do concurso, bem como no regulamento. No entanto, convém sublinhar que o júri vai ter em especial atenção a coerência do design proposto com o objetivo da competição; a facilidade de identificação com o CUI Santander; a originalidade, a adequação e clareza da proposta; a inclusão de pormenores inovadores no design proposto.

A 15 de março vai ser conhecida a proposta vencedora, que garante um prémio de 1500 euros aos autores e, além disso, permite-lhes ver todos aqueles que utilizam o CUI com o design que elaboraram.