O líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, esteve este domingo (3) em Matosinhos para uma manhã de campanha diferente. De pé na areia, o líder partidário jogou voleibol e futebol e vincou uma tática política mais ao “ataque”.

Rui Rocha jogou voleibol em Matosinhos. Foto: Maria Rego/JPN

De camisola azul estampada com o símbolo do partido e calções desportivos, Rui Rocha chegou este domingo (3) à praia do Titã, em Matosinhos, de sorriso rasgado. Recebido pelos apoiantes do partido, desceu até ao areal, onde a música dava o tom para uma manhã de campanha mais jovial.

Nem os chuviscos pararam os ânimos dos liberais que, com o líder partidário, fizeram dois jogos: um de voleibol e outro de futebol de praia. A equipa de Rui Rocha, venceu o primeiro. Quanto ao segundo, houve dúvidas sobre o resultado. “Os liberais não fazem as contas?“, questionaram os jornalistas, ao que o líder partidário respondeu entre risos: “os liberais fazem as contas, mas é no fim“.

No fim do jogo, o candidato confessou não atribuir credibilidade às sondagens, que vão insinuando que a Iniciativa Liberal (IL) está a ficar para trás na corrida eleitoral. Rui Rocha deixou ainda uma advertência ao líder do Partido Socialista (PS): “Perguntem a Pedro Nuno Santos se vai envolver o PCP num momento delicado da Europa, num momento em que podemos ter uma guerra à porta, se vai envolver um partido que é contra a NATO na solução”.

Mas a referência ao PS não ficou por aqui, tendo direito até a um trocadilho futebolístico. “É fundamental marcarmos um golo ao socialismo“, disse o líder da IL. Relativamente à presença de António Costa no comício do Partido Socialista no Porto, Rui Rocha disse que se tratou de uma” reunião de demissionários, de Pedro Nuno Santos com António Costa, e isso é imagem do passado”.

Para além de Rui Rocha, estiveram presentes também Patrícia Gilvaz e Albino Ramos, segunda e terceiro candidatos pelo círculo eleitoral do Porto, respetivamente, e Bernardo Blanco, cabeça de lista pela Iniciativa Liberal em Lisboa. Os jovens voltaram a estar em grande número, tal como no comício da noite anterior, e mostraram ter confiança em Rui Rocha.

Mesmo sem juventude partidária, os jovens estiveram em peso na ação de campanha

De acordo com uma sondagem desenvolvida pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica para a RTP, as idades médias dos eleitores da Iniciativa Liberal compreendem-se entre os 18 e os 34 anos. Apesar de um eleitorado jovem, o partido não tem juventude partidária. Pedro Moreira, de 19 anos, um dos jovens, que marcou presença, este domingo, em Matosinhos, aponta a razão para isso acontecer: “Queremos que os jovens trabalhem e estejam com os adultos, porque os problemas dos jovens são os problemas dos adultos. Nós jovens, somos os adultos do futuro”, comentou ao JPN.

Pedro Moreira, natural de Matosinhos, acompanha a Iniciativa Liberal desde 2021, tendo já participado em algumas das campanhas do partido. De acordo com o matosinhense, as políticas da IL visam colmatar problemas das camadas mais jovens, mas com um impacto que pode não ser imediato. “Dos 18 aos 20 anos vão ter de emigrar, porque é impossível mudar o país num curto espaço de tempo”, disse, acrescentando que o objetivo da Iniciativa Liberal é implementar medidas para que “esses jovens possam regressar para um país melhor“.

Mas nem só de jovens se compõe a Iniciativa Liberal. Tomás Eisele Menezes, de 50 anos, considera que o partido liderado por Rui Rocha é o “único que tem ambição suficiente para as necessidades do país”. Falou também sobre os problemas associados à economia portuguesa, referindo que a Iniciativa Liberal tem medidas que visam um crescimento económico. Tomás disse ainda que “as pessoas tendem a dizer que a economia são só números, mas a economia são as pessoas”.

O final da ação de campanha ficou marcada pela música e convívio entre os apoiantes do partido e por uma mensagem de positividade e confiança. “Estou convencido que vamos mesmo alcançar o resultado pretendido”, afirmou o líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha.

A caravana da Iniciativa Liberal passou o fim de semana no Porto, cidade a que volta esta quarta-feira (6) para um jantar comício com jovens do partido, no qual vão estar presentes Rui Rocha, líder do partido, e Carlos Guimarães Pinto, candidato pelo círculo eleitoral do Porto. Já esta quinta-feira (7), acontece, também na Invicta, a arruada da IL às 17h30.

Editado por Inês Pinto Pereira