Jan Vormann começou o projeto “DispatchWork” há uns cinco anos atrás. No início, viajava pelo mundo e ele próprio enchia de legos buracos e fendas. De Berlim a Tel Aviv, passando por Zurique, Nova Iorque ou Barcelona, foram muitas as cidades a receber a intervenção do jovem artista alemão. Agora, tem ajudantes por todo o mundo que se apaixonaram pelo ideal e começaram a reparar as próprias cidades com peças de lego.

No manifesto do movimento, Jan Vormann explica que o projeto nasceu para melhorar a aparência dos espaços públicos, sem “desafiar a deterioração”, e permitir a criatividade no dia-a-dia de cada um. O projeto preferido de Vormann foi em Berlim, pela carga histórica, já que pôde reconstruir buracos de balas e outros vestígios da II Guerra Mundial.

O artista desafia ainda todos os entusiastas do seu trabalho a porem “mãos-à-obra” nas suas cidades e a partilharem as fotos das intervenções. No ano passado surgiu a ideia de fazer uma intervenção em Guimarães, mas por enquanto, em Portugal, ainda não houve nenhum artista a remendar espaços com legos. Pode estar para breve.