Tudo começou em janeiro de 2002, quando, depois de umas eleições surpreendentes, em que derrotou Fernando Gomes, Rui Rio tomou posse como presidente da Câmara do Porto (CMP).

Passados 11 anos, Rui Rio mantém-se na liderança da autarquia, mas enfrenta, agora, o último ano de mandato. Esta terça-feira, às 18h, assinala o aniversário com uma sessão comemorativa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que vai contar com a presença de Guilherme D’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, como orador.

A sessão é aberta a todos os interessados e, nela, Rui Rio “fará um discurso a propósito do trabalho desenvolvido durante todo este tempo”, refere um comunicado da CMP. As questões relativas ao Bairro do Aleixo, que, em 2011, resultaram na implosão da Torre 5 e, mais recentemente, na promessa de continuar a intervir no bairro, o reforço dos apoios sociais, derivado da conjuntura económica, e a intervenção no Mercado do Bolhão, têm sido algumas das “pastas” que mais têm ocupado o executivo.