Segundo um estudo levado a cabo pela cientista australiana Jennifer Graves, o cromossoma Y, dos homens, tem vindo a perder qualidade e já não se revela tão saudável como antes. Por este motivo, a cientista coloca a possibilidade de os homens serem uma espécie em extinção.

Mas, se for do sexo masculino, não se preocupe. Caso se venha a confirmar, a extinção só deverá acontecer daqui a 5 milhões de anos, tempo suficiente para encontrar uma solução.

De acordo com a pesquisa, o desaparecimento será causado pelo número de genes nos cromossomas sexuais, que são em maior quantidade no sexo feminino – mais de dois mil genes saudáveis – enquanto, no caso dos homens, são em menor quantidade e qualidade – apenas cem genes saudáveis.

O facto de os homens possuírem apenas um cromossoma é a principal razão para este se mostrar enfraquecido e tornar a possibilidade de extinção viável, diz o estudo. “O cromossoma X está sozinho nos homens, mas nas mulheres tem um amigo, e, por isso, podem trocar pedaços e repararem-se a si próprios. Se o Y é atingido, é uma espiral descendente”, explica a professora da Universidade de Camberra.

Jennifer Graves alertou ainda que a maioria dos genes que ficam no cromossoma Y são “lixo”, o que torna mais preocupante o futuro dos homens. E também deixou o aviso: “O cromossoma Y está a morrer, a grande questão é o que acontece depois”. Terá a guerra dos sexos um vencedor?