“Lawrence da Arábia” é um dos filmes que marca o cinema ainda nos dias de hoje. Vencedor de sete óscares – entre os quais, nas categorias de melhor filme e melhor realizador -, o filme de David Lean, que conta com Peter O’Toole no papel principal, regressa agora aos cinemas numa versão restaurada digitalmente.

Num estilo épico, o filme baseia-se em factos verídicos, nomeadamente na história do oficial do exército britânico, Thomas Edward Lawrence, mais conhecido como T. E. Lawrence ou “Lawrence da Arábia”.

Adaptado do livro “Os Sete Pilares da Sabedoria” da autoria do próprio T. E. Lawrence, o filme percorre a sua história, desde a missão no Norte de África, durante a 1.ª Guerra Mundial, até abarcar a causa árabe e liderar as suas tropas contra o exército turco.

Com estreia em 1962, “Lawrence da Arábia” surgiu no mundo do cinema numa época em que a indústria cinematográfica se procurava distinguir e combater o fenómeno da televisão que prendia milhões de espectadores a casa.

Graças à cor, aos novos formatos e à história épica, o filme de David Lean provou ser um marco importante na história do cinema. Além da aventura da história, a aventura das filmagens também se tornou conhecida, visto que se prolongaram durante mais de um ano e tiveram lugar na Jordânia, Marrocos e Espanha. Agora, pode ser (re)visto no Porto, no Arrábida Shopping.