O concurso chama-se “Cinco anos de vida, um negócio de sucesso” e é dirigido a todas as pessoas dos 18 aos 40 anos que tenham um projeto inovador nas áreas do design (gráfico, produto, moda, calçado, food), da arquitetura, da bijuteria, da joalharia, do artesanato urbano, de ilustração, pintura e fotografia, ou do mobiliário.

Surge através de uma parceria entre a Fundação da Juventude e o Mar Shopping, que comemora o quinto aniversário, e tem como prémio a cedência gratuita de uma loja do espaço comercial a uma start-up store, durante três meses – com possibilidade de renovação.

Por isso, se acha que o seu conceito tem potencial, basta candidatar-se até 1 de outubro, por correio, e-mail ou em mão, na sede da Fundação. Os projetos devem ser únicos, ter agregado um “plano de negócios que demonstre a sua viabilidade no mercado” e podem estar quer na fase de criação quer na fase de expansão, “desde que a data de constituição não ultrapasse um ano”.

O “grau de inovação e criatividade” dos projetos ou o “perfil dos promotores” são alguns dos pontos que o júri terá em consideração. Em caso de empate, são privilegiados os candidatos provenientes do Grande Porto e todos os que apresentem um modelo de negócio característico de uma loja num centro comercial. O regulamento pode ser encontrado aqui.