Depois de um dia de desfiles em Lisboa, a cargo dos estilistas Storytailors, TMCollection by Teresa Martins e a dupla Alves/ Gonçalves, é a vez da moda rumar ao norte. O segundo dia da edição “Abstrart” do Portugal Fashion, que decorre na Alfândega do Porto até 26 de outubro, abriu com Alexandre Tique Alexandre, onde a cidade das acácias é a inspiração para a coleção “Maputo”.

Taússe Daniel apresentou uma coleção que faz uma transição em degradé do amarelo para o roxo, acompanhada por acessórios e detalhes em tons dourados. O primeiro desfile fechou com o trabalho de Telma Orlando, com propostas para dias quentes condizentes com o clima de Moçambique.

Anabela Baldaque inspirou-se num ambiente citadino para a coleção “Diário”, com cores luminosas e tecidos leves. Por sua vez, o terceiro desfile ficou a cargo de Mean by Ricardo Preto, com a colecção “Between” que apresenta uma silhueta descontraída em cortes geométricos. Já uma reinterpretação romântica das novas tribos e o folclore na contemporaneidade é o que propõe Elisabeth Teixeira com a coleção “Dévoiler”.

Por último, Katty Xiomara seguiu o conceito da colecção de inverno, com o azulejo português como tela. Para além da interpretação artística tradicional deu um novo “twist” com pequenos azulejos coloridos.

Espaço Bloom

O Espaço Bloom contou com a participação de três jovens designers: Elionai Campos, Mafalda Fonseca e Carlos Couto.

O terceiro dia vai contar com as colecções de Diogo Miranda, Luís Buchinho, Miguel Vieira, Fátima Lopes, entre outros. No Espaço Bloom vão ser apresentadas colecções de outros jovens criadores, como Teresa Abrunhosa, Carla Pontes e Klar.