“Novos Paradigmas da Educação” é o tema de um conjunto de debates que terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), nesta quarta-feira, 12 de março.

O momento que dá nome ao evento está reservado para as 18h, no grande auditório da FEUP, onde serão debatidos os “Novos Paradigmas da Educação para o Desenvolvimento Humano”.

Sebastião Feyo de Azevedo, diretor da FEUP, ficará encarregue da abertura da sessão, onde irão participar os oradores Marçal Grilo, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e ex-Ministro da Educação, António Ferrari, professor e ex-vice-reitor da Universidade de Aveiro, e António Barbedo de Magalhães. A sessão termina Às 20h e o encerramento será feito pelo Reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos.

Três painéis sobre a importância da educação no passado, presente e futuro

Antes do debate “Novos Paradigmas da Educação para o Desenvolvimento Humano”, há lugar para três painéis, moderados por estudantes, com a participação de três oradores convidados. Esta primeira parte do seminário decorre das 14h30 às 17h45.

Com enfoque na educação (e deseducação) de crianças, o primeiro painel tem início às 14h30 e aborda a influência dos pais, dos irmãos e da restante família, da televisão, dos jogos e do ambiente em que a criança está envolvida, na educação da mesma.

O segundo painel inicia-se às 15h30 e tem como tema o “Desenvolvimento de potencialidades e capacitação de crianças, jovens e adultos”. O terceiro e último painel irá abordar a evolução dos modelos educativos e perspetivas para o futuro, e tem início às 16h30, pondo fim à primeira parte do seminário.

Todas as sessões são de entrada livre e de acesso gratuito. O programa pode ser consultado na íntegra na página oficial da iniciativa.