Enquanto estiver em vigor o período experimental do serviço “Move Porto” – previsto até 1 de outubro -, que estipula o funcionamento do Metro do Porto, sem pausas, às sextas, sábados e vésperas de feriado à noite, nas linhas Amarela (Santo Ovídio – Hospital São João) e Azul (Estádio do Dragão – Senhora da Hora), o trânsito na zona da movida portuense, naquelas alturas, ficará cortado.

Quem o anuncia é a Câmara do Porto, que, em comunicado, explica que “avançará com o corte total de trânsito entre as 22 horas e as 04 horas, todas as madrugadas de fim de semana e feriados na zona da movida. As ruas de Santa Tereza e das Carmelitas, entre a Rua dos Clérigos e o Carmo estarão totalmente vedadas ao trânsito, enquanto a Rua Ferreira da Silva ganha dois sentidos”.

Galeria de Paris passa a ser pedonal

A Câmara do Porto vai aproveitar, ainda, para tornar “as ruas das Carmelitas, a Cândido dos Reis e Galeria de Paris vias pedonais, num sistema semelhante ao que está em vigor na Ribeira ou na Rua das Flores, permitindo-se o acesso apenas a comerciantes e moradores e definindo claramente horários de carga e descarga”, informa, em comunicado.

A medida é implementada já a partir desta sexta-feira, 11 de julho. A par dela, “estão previstas medidas adicionais que visam desencorajar a utilização de veículos particulares e será incrementada a luta contra o estacionamento indevido, através de fiscalização e do recurso a reboques”.

Um dos objetivos da autarquia, com esta investida, “é proporcionar maior sossego aos moradores, que se queixavam de ruído dos automóveis, da invasão de carros nas madrugadas de sexta e sábado e do estacionamento anárquico, que chegava a impedir a entrada e saída de garagens e o socorro”.