Encerrada a primeira fase das candidaturas ao Ensino Superior público, a Universidade do Porto (UP) destaca-se como a instituição mais procurada pelos estudantes. Na verdade, mais de um quarto dos candidatos ao ano letivo 2014/2015 colocou a UP como primeira opção, representando isto um total de 7630 estudantes na disputa de vagas.

Com tamanha afluência, 96% das mesmas já foram preenchidas, com 3984 candidatos. Neste momento, para uma outra fase, apenas estão disponíveis 176 vagas, em sete dos 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado diponibilizados pela UP.

Importa ainda referir que nestes números estão incluídas as candidaturas e colocações naquela que é a Faculdade com a nota de entrada mais alta do país: a Faculdade de Medicina da UP (FMUP). O último colocado nesta instituição foi aceite com 182,7 valores, dando este estatuto, pelo sétimo ano consecutivo, à instituição.

“O novo Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da FMUP tem por finalidade desenvolver um programa de educação médica integral para tornar os estudantes da FMUP profissionais de referência apetrechados das competências necessárias para melhorar a saúde das populações, através da excelência da prática clínica, da investigação, da inovação e da liderança”, refere a direção da Faculdade, em comunicado, justificando a exigência de notas tão elevadas aos candidatos.

Todos os dados já mencionados foram avançados pelo Ministério da Educação e Ciência, que permitem a UP salientar mais um feito da instituição: “Alargando a análise aos 10 ciclos de estudo do país com notas mais elevadas, verifica-se que destes 10 cursos, 5 são da Universidade do Porto. E entre os 25 dos ciclos de estudo com mais altas notas, encontramos 10 cursos da U.Porto”.