É uma espécie de recrutamento, aquilo que a Fundação de Serralves, em parceria com a Porto Lazer e com a ADDICT, está a fazer. O objetivo é encontrar e reunir, no mesmo projeto, pessoas que queiram “experimentar o Porto de forma inovadora e desenvolver ideias criativas para intervir na cidade, contribuindo para gerar inovação, capaz de produzir um desenvolvimento mais inteligente, sustentável e inclusivo”, pode ler-se na página da iniciativa.

É isto que o Porto Laboratório Criativo quer fazer. E é para isso que, até 12 de outubro, aceita inscrições. Os requisitos da candidatura referem que tem de se ter mais de 16 anos, ser residente em Portugal e querer “explorar uma ideia e/ou criar um projeto ou conceito de negócio criativo, a desenvolver na cidade do Porto”.

O regulamento diz ainda que é possível concorrer em grupo (com limite máximo de cinco elementos) e que as propostas de projetos devem estar inseridas dentro das seguintes áreas ligadas às Indústrias Criativas: Arquitetura e Urbanismo; Design; TICS; Marketing e Comunicação; Cinema, Vídeo e Audiovisuais; Videojogos; Fotografia; Edição; Música; Artesanato; Artes Visuais; Artes Performativas; Media; Turismo Cultural; Gastronomia.

As candidaturas que forem selecionadas terão, já dentro do Porto Laboratório Criativo, a oportunidade de amadurecerem as suas ideias, com a ajuda de um conjunto de especialistas nacionais e internacionais, que darão apoio em workshops de imersão empreendedora e num pitch criativo.

A organização da iniciativa esclarece, desde logo, aquilo que os interessados ganham com a sua participação e como tudo vai funcionar. Importa referir que a maior parte das atividades vão desenvolver-se no Edifício AXA. O programa do evento pode ser consultado aqui.