R.B. Brenner, professor e diretor da Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin, esteve no Polo de Ciências da Comunicação, a convite do Media Innovation Labs (MIL) no passado dia 9 de junho, para dar uma palestra sobre o “Poder, potencial e perigos do jornalismo imersivo”.

Antes de ser professor e investigador, Brenner foi jornalista do “Washington Post”. Em 2010, saiu do jornal para lecionar na Universidade de Stanford e teve o primeiro contacto com a Realidade Virtual. Convenceu-se definitivamente do potencial desta tecnologia para o jornalismo após experimentar as reconstruções de Nonny de la Peña, também ela jornalista e investigadora. Desde então, a sua universidade tem colaborado com o “Washington Post”, com destaque para uma visita em realidade virtual a Marte.

À margem da palestra, o JPN foi saber mais sobre o futuro do jornalismo com R.B. Brenner, que crê: “Se protegermos o que é precioso e eterno no jornalismo, tudo o resto está em aberto”.