No dia 22 de Abril serão conhecidos os finalistas saídos da “longlist” revelada, esta terça-feira, referente aos 13 nomeados para o prémio Booker Internacional.

A lista de candidatos ao prémio é extensa, dos quais:  “I Live in the Slums”, da chinesa Can Xue, “At Night All Blood is Black”, do franco-senegalês Davip Diop, “The Pear Field”, da georgiana Nana Ekvtimishvili, “The Dangers of Smoking in Bed”, da argentina Mariana Enríquez, “When We Cease to Understand the World”, do chileno Benjamín Labatut, e “The Perfect Nine: The Epic Gikuyu and Mumbi”, do queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, sendo que este último é o primeiro autor na história do prémio a traduzir a própria obra.

Dos 13 nomeados, dois desses livros estão publicados em Portugal: “Um Terrível Verdor“, de Benjamín Labutut, e a “Guerra dos Pobres“, de Éric Vuillard, ambos lançados em 2020.

O painel de jurados deste ano conta com Lucy Hughes-Hallet, presidente do leque de jurados, a jornalista Aida Edemariam, o escritor Neel Mukherjee, a professora de História da Escravatura Olivette Otele e ainda o poeta e tradutor George Szirtes.

Num comunicado divulgado pela organização, Lucy Hughes-Hallet destaca a criatividade dos escritores: “Os autores atravessam fronteiras, tal como os livros, recusando-se a ficar quietos em categorias separadas de forma rígida – cada um transformado numa obra de ficção pela energia criativa da imaginação do autor”.

No dia 22 de Abril serão anunciados os finalistas do concurso e o livro vencedor a dia 2 de Junho. A cerimónia será virtual.

O prémio final é de 50 mil libras (58 mil euros), que é distribuído pelo autor e tradutor. Todas as obras nomeadas podem ser consultadas na página oficial do concurso.