Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira conquistaram três medalhas de ouro nos mundiais de ginástica acrobática. As portuguesas venceram todas as provas em que participaram. Portugal termina mundiais com sete medalhas.

A dupla portuguesa constituída por Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira, do Acro Clube da Maia, venceu o ouro nos exercícios de equilíbrio, combinado e dinâmico. No Campeonato do Mundo de Ginástica acrobática, que decorreu em Baku, no Azerbaijão, as portuguesas venceram todas as provas em que participaram.

No exercício combinado, a dupla lusa arrecadou 28.780 pontos, frente aos 26.950 pontos conquistados pela Hungria e aos 26.790 somados pelo Cazaquistão.

No sábado, Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira voltaram a ser primeiras classificadas, desta vez no exercício de equilíbrio, alcançando 28.750 pontos e deixando para trás uma dupla britânica e uma dupla inglesa. No domingo, as maiatas venceram a prova de exercício dinâmico e conquistaram a terceira medalha de ouro do mundial.

As portuguesas já tinham conquistado o título de campeãs europeias, no mês de setembro, em Itália, e tinham chegado a campeãs do mundo, em julho, na Suíça. A dupla lusa venceu assim o quarto título mundial da carreira desportiva.

Bárbara Sequeira, Beatriz Carneiro e Francisca Maia, igualmente atletas do clube maiato, alcançaram a medalha de prata na prova de grupos femininos, depois de arrecadarem 28.780 pontos. Os EUA venceram a prova e a Bélgica fechou o pódio no terceiro lugar, naquela que foi a melhor classificação de sempre em Mundiais na categoria de grupo feminino.

As portuguesas conquistaram dois títulos de vice-campeãs. Na prova de pares masculinos, Bruno Ramalho e Fábio Beco subiram ao segundo lugar do pódio na final de equilíbrio.

Portugal venceu ainda uma medalha de prata por equipas. A comitiva lusa terminou assim a sua participação no Campeonato do Mundo de ginástica acrobática com um total de sete medalhas, três de ouro e quatro de prata.

Artigo editado por Filipa Silva