A Comissão Europeia (CE) abriu inscrições para a sexta edição do Youth4Regions, programa para estudantes de jornalismo e jovens jornalistas. A iniciativa, que existe há nove anos, tem como objetivo dar a conhecer aos participantes o que a União Europeia (UE) está a fazer na região de cada um na área do jornalismo.

O programa aceita candidaturas de jovens dos Estados-membros da UE – ou de alguns países vizinhos e outros em vias de adesão. Serão escolhidos 38 vencedores do concurso, que se reunirão em Bruxelas, de 8 a 14 de outubro, para frequentar cursos de formação sobre jornalismo e política regional da UE, ações de mentoria por jornalistas experientes de cada país, trabalhar durante a Semana das Regiões da UE e visitar as instituições europeias e meios de comunicação social da União. O alojamento, a alimentação e despesas de viagem são cobertas pela Comissão Europeia.

Quem pode participar?

Estes são alguns dos requisitos para a candidatura ser submetida com sucesso:

• Ter interesse pelo que a política regional da UE está a fazer na sua região;
  • Ter antecedentes no jornalismo (estudos ou experiência – em caso de trabalho, só até 2 anos);
  • Ser cidadão da UE com idade entre 18 e 30 anos;
  • Ser fluente em inglês;
  • Ter disponibilidade de 8 a 14 de outubro de 2022.

O candidato deve, para o efeito, submeter um pequeno artigo (entre 2.500 a 6.250 caracteres), uma fotografia ou uma pequena reportagem em vídeo (2-3 minutos), que descreva um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (incluindo Interreg) ou pelo Fundo de Coesão. O trabalho deve cobrir o tema desta edição: Empoderamento Jovem.

As inscrições abriram a 11 de abril e encerram a 11 de julho.

Os vencedores terão ainda a oportunidade de participar no concurso para o prémio Megalizzi — Niedzielski para jovens jornalistas, que será atribuído no dia 11 de outubro. O prémio é atribuído durante a Semana das Regiões da UE a dois dos participantes selecionados para o Youth4Regions. Um júri da CE atribui os prémios tendo em conta o compromisso dos participantes em apresentar relatórios sobre a UE, bem como a qualidade do seu trabalho anterior.

O formulário de candidatura e as condições de participação no programa Youth4Regions estão disponíveis na página oficial. As inscrições estão abertas até 11 de julho.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha