A Avenida dos Aliados será o palco central das comemorações no Porto, com concertos de Sérgio Godinho e do Coral de Letras da Universidade do Porto. Estão também previstas atividades musicais, culturais e cívicas em vários municípios do Grande Porto.

O 25 de abril será celebrado em alguns municípios do Grande Porto com exposições, concertos e outras atividades culturais e institucionais. Foto: Chay Tessari/Unsplash

Os 48 anos do 25 de abril comemoram-se no Porto com vários eventos: jogos tradicionais, música, fogo de artifício, workshops e um desfile pela liberdade. A Câmara Municipal (CMP) associa-se à Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de abril no Porto para mais um ano de festividades. A Comissão, que é a responsável pelos eventos na segunda maior cidade do País, envolve no total 19 associações.

À semelhança dos outros anos, as iniciativas que integram o programa oficial da comemoração da Revolução dos Cravos na cidade do Porto arrancam no dia 24 de abril, pelas 22h00. Sérgio Godinho assinala uma carreira de 50 anos com um espetáculo onde interpreta temas antigos e outros novos, saídos do seu último álbum, “Nação Valente”.

Com acesso gratuito, os concertos nos Aliados no dia 24 de Abril contaram com fogo de artifício pela meia-noite . Antes, espera-se a atuação do Coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que assinalará a entrada no Dia da Liberdade com o tema “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso. Existem ainda outras iniciativas de relevo como workshops que propõe uma reflexão sobre a importância de abril.

Cartaz de Comemoração do 25 de Abril no Porto. Foto: Portoponto

Para além dos vários eventos para os adultos, estão programadas outras atividades para o público infantil, já no dia 25. A partir das 10h00, na Praça D. João I, uma manhã dedicada aos jogos tradicionais e ateliês ligados ao tema da revolução e da liberdade.

Neste mesmo dia, à tarde, pelas 14h00, o Museu Militar do Porto recebe uma homenagem aos resistentes antifascistas, cerimónia que antecede o tradicional Desfile pela Liberdade, com início da Rua do Heroísmo, junto da antiga sede da PIDE, até à Avenida dos Aliados.

O enceramento está previsto para as 15h00, no palco dos Aliados, com mais dois momentos musicais. O primeiro, às 15h00, com a atuação dos Comvinha Tradicional, projeto que nasceu em maio de 1994 e que se dedica à música folk e tradicional. Às 16h00, é a vez dos Chulada da Ponte Velha subirem ao palco. Este projeto musical tem como objetivo retomar as práticas musicais do passado, em especial da região do Douro.

Programação completa:

24 de abril | Avenida dos Aliados

22:00 – Sérgio Godinho e Coral de Letras da Universidade do Porto

00:00 – Fogo de artificio

25 de abril | Praça General Humberto Delgado

10:00 – Manhã infantil/Jogos tradicionais;

25 de abril | Largo Soares dos Reis

14:30 – Homenagem aos Resistentes Antifascistas;

15:00 – Desfile da Liberdade;

25 de abril | Avenida dos Aliados

15:00 – Comvinha Tradicional

16:00 – Chulada da Ponte Velha

Exposições promovidas pelo Museu Nacional da Imprensa no Norte

O Museu Nacional da Imprensa (MNI) vai realizar quatro exposições na Biblioteca Municipal de Gondomar. Estará à disposição do público uma seleção das centenas de cartazes que o museu possui alusivos ao 25 de abril. As mostra alusiva à Revolução dos Cravos ficará disponível de 21 de abril a 4 de junho. As atividades “fora de portas” estão inseridas programa descentralizador da Cultura, promovido pelo museu.

“Imprensa Revolucionária e o 25 de Abril”. Foto: Museu Nacional da Imprensa

Na sede do MNI, no Porto, localizado a montante da Ponte do Freixo, ficarão abertas as exposições inauguradas a 19 de março também sobre o dia da revolução de abril: “ABRIL: Imprensa Revolucionária” e “100 anos, 100 Jornais”, esta última a assinalar o centenário de Nuno Teixeira Neves, jornalista e ensaísta.

Guarda-se também até 30 de maio, no shopping La Vie Porto Baixa, a exibição dos “vários traços da censura” exercida pela ditadura de António Salazar e Marcelo Caetano. A exposição, denominada “O Lápis Azul: a Censura no Estado Novo”, apresenta a “penetração tentacular dos mecanismos censórios que vigoraram, em Portugal, durante quase meio século”.

Horário do Museu Nacional da Imprensa no Porto:

Segunda a Sexta Feira – 10h30 – 12h30 e das 18h00

Fins de Semana e Feriados – 14h30h-18h00

Universidade do Porto assinala a data com várias iniciativas 

A unidade de cultura da Reitoria da Universidade do Porto (UP), Casa Comum, tem desenvolvido várias iniciativas durante o mês, cerca de 100 desde do inicio de abril. Para a semana da liberdade, são esperadas algumas celebrações.

Para o dia que antecede a celebração da Revolução dos Cravos, está programada a apresentação do primeiro romance do escritor Renato Janine Ribeiro. O livro “A Neve quente dos trópicos. O Brasil sem Família Real” será apresentado às 15h00, na Reitoria da Universidade do Porto. O livro do filosofo e antigo ministro da educação do Brasil conta a história de uma família real portuguesa embarcou para o Brasil em novembro de 1807.

Neste mesmo dia, às 17h00, é esperada outra apresentação, desta vez do escritor Manuel Cabral, do livro “Um Certo Porto”. O evento com entrada livre contará com a participação de outros autores.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Casa Comum – Cultura U.Porto (@casacomumuporto)

Já no dia 25, ainda no âmbito do festival, serão promovidas especialmente para as crianças atividades das 14h30 às 15h30, no Jardim Botânico. A iniciativa desenvolvida pelo Centro Ciência Viva pretende para os participantes maior conhecimento acerca do “planeta onde vivem”. Dando continuidade ao segmento infantil, estão agendadas sessões de “Vitor e Sofia vão à Lua e O Sol, a nossa Estrela”, que terão lugar no Planetário do Porto, na Rua das Estrelas, das 15h00 às 16h00.

Espera-se também um espetáculo interativo, elaborado pela Seiva Trupe, iniciativa da Fundação Demos e da Universidade do Porto. Trata-se de uma ficção imagética dos problemas da Mulher e de todo o cortejo da tralha reacionária da homofobia, racismo, sexismo e machismo. O espetáculo decorrerá a a partir das 16h00 numa sessão única no Edifício da Reitoria, “com um pequeno happening de abertura em fusão com as comemorações populares do 25 de abril”, afirma a organização.

Este espetáculo encerra simultaneamente o festival TRANSEUROPA, traz conferências, workshops, exposições artísticas, performances, exibições, concertos e debates políticos a vários locais da cidade. O festival internacional de arte e política, que se realiza pela primeira vez no Porto, convida ao diálogo e à participação, este ano sob o tema “Decolonize, Decarbonize, Democratize”.

Evento “Memória Cidadania e Liberdade”. Foto: Casa Comum

Para encerrar o dia 25 de abril, pelas 21h00, será exibido na Casa Comum o filme “Revolução de Maio” (1937), de António Lopes Ribeiro, enquadrado no programa “Memória, Cidadania e Liberdade”, que inclui um ciclo de seis filmes e será apresentado no âmbito da comemoração dos 200 anos da Revolução Liberal de 1820.

A apresentação dos restantes filmes deste Ciclo de Cinema Português terá lugar nos dias 30 de abril, 6, 13, 20 e 27 de maio.

25 de abril celebrado na Maia

O município da Maia vai comemorar o 25 de abril com um conjunto de atividades culturais, desportivas e cívicas. A comemoração começa oficialmente com um debate, “O impacto das Fake News nos jovens”, na sexta-feira (22)  às 21h00, no Salão D. Manuel I dos Paços do Concelho.

No feriado, às 10h00, na Praça do Doutor José vieira de Carvalho, decorrerá uma atuação da Banda Marcial de Gueifães e da Banda de Música de Moreira da Maia do Concelho da Maia. De seguida, espera-se a cerimónia protocolar do hastear das bandeiras. Às 10h30, no Salão D. Manuel I dos Paços do Concelho, haverá uma sessão solene da Assembleia Municipal da Maia.

Para além da sessão solene estão marcados:

23 de Abril 

21h30- “Prazer, Camaradas!” (Auditório Municipal Venepor)

24 de Abril 

10h45 – Corrida da Liberdade Cidade da Maia (partida e chegada: Estádio Vieira de Carvalho)

25 de Abril 

17h30- Apresentação “José Afonso – Todas as Canções” (Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho)

“José Afonso – Geografia de uma Vida” dá nome também ao tema da exposição que pode ser visitada na Biblioteca Municipal até 30 de abril com entrada gratuita. A iniciativa reúne um conjunto de painéis que retratam registos geográficos e cronológicos importantes do cantor referência no panorama musical português.

As celebrações em Matosinhos

Matosinhos também vai celebrar os 48 anos do 25 de abril com uma concerto a 24 de abril, pelas 22h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O palco do salão nobre dará espaço a um concerto comemorativo do 25 de abril, “Zeca canta Zeca”. Serão apresentados temas musicais, histórias de vida e acontecimentos ligados à vida e obra de Zeca Afonso.

Tradicionalmente, no dia 25 de abril, é esperado fogo de artifício, à meia-noite, no Parque Basílio Teles. A sessão solene vai decorrer na Assembleia Municipal na Sala de Sessões Pública, pelas 10h30, e será transmitida no canal de YouTube da autarquia.

Espinho também assinala a Revolução

O Espinho também vai organizar uma sessão solene comemorativa. A sessão será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, e o presidente da Assembleia Municipal de Espinho, José Carvalhinho. A cerimónia inicia às 11h00 (25) com o hastear da bandeira. Conheça todo o programa a decorrer entre 23 e 25 de abril.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha