A nova modalidade de pagamento permite a compra de bilhetes no interior do autocarro ou elétrico apenas com recurso a dispositivo móvel. O bilhete é eletrónico e os preços são os mesmos dos bilhetes regulares.

A STCP tornou-se, a 28 de  novembro, a primeira empresa de transportes pública nacional a permitir pagamento por MB Way dentro dos autocarros e elétricos.

Para usufruir do método, o passageiro deverá ter instalada no telemóvel a aplicação MB Way. Ao entrar, o utilizador deve apontar o dispositivo móvel para o código QR localizado à entrada do autocarro, junto ao habitáculo do motorista, selecionar a opção “pagamento”, validar o preço da viagem e apresentar o comprovativo eletrónico ao motorista. O mesmo comprovativo regista a data e hora de aquisição de viagem, assim como a identificação do veículo. Em caso 

Os preços das viagens mantém-se os regulares: nos autocarros, dois euros por bilhete de bordo; nos elétricos, cinco euros por viagem para adultos e 3,50 para crianças.

A nova possibilidade de pagamento surge no seguimento de um protocolo feito entre a STCP e a SIBS (anteriormente chamada Sociedade Interbancária de Serviços, SA), entidade criadora do MB Way.

Em comunicado de imprensa, Luís Gonçalves, diretor de Segmentação e Gestão de Mercados da SIBS apontou que, numa “primeira fase”, se espera chegar a “10 mil passageiros diários“. Acrescenta: “Esta nova modalidade de pagamento disponível na STCP poderá ser utilizada pelos mais de 4,7 milhões de utilizadores da aplicação MB Way“. A Presidente do Conselho de Administração da STCP Cristina Pimentel apontou que “alargar as modalidades disponíveis para pagamento do bilhete a Bordo da STCP surge como resposta às necessidades dos clientes”.

O MB Way é um serviço que permite fazer compras online, criar cartões virtuais, fazer transferências e levantar dinheiro através de um smartphone. Foi criado em outubro de 2015.