Criado em março de 2004, o JPN chega este ano às vinte primaveras. Motivo para celebrar, ao longo do ano, com recurso à memória e com iniciativas ligadas à matéria mais importante do jornal: o ensino do Jornalismo.

O jornal digital da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (UP) chega, este ano, aos vinte anos de história.

Criado em março de 2004, o JornalismoPortoNet, hoje JPN, nasceu para “possibilitar aos alunos finalistas do curso uma experiência o mais próxima possível do ambiente de uma redação, no respeito pelas normas deontológicas do jornalismo.”

Vinte anos passados, centenas de estudantes de Jornalismo passaram pela nossa redação.

Ao longo deste ano, no site e nas redes sociais do JPN, vamos falar deles e com eles, vamos puxar pela memória do ano em que nascemos e vamos promover iniciativas à volta daquilo que anima este projeto: o ensino do Jornalismo.

Para o dia 22 de março de 2024, dia em que oficialmente apagamos as vinte velas, temos preparado um programa especial, que detalharemos mais à frente.

As comemorações dos 20 anos do JPN resultam de uma parceria com a POST Media Relations, uma empresa júnior dedicada à área da comunicação estratégica, que, tal como o JPN, é feita pelos estudantes de Ciências da Comunicação da UP.