Diogo Ribeiro acaba de se sagrar campeão mundial de mariposa de 50 metros. É a primeira vez que um português consegue a medalha de ouro numa competição desta envergadura. O nadador português de 19 anos completou a distância em 22,97 segundos, à frente do norte-americano Michael Andrew (23,07s) e do australiano Cameron McEvoy (23,08s).

“Não tenho palavras neste momento… O meu começo foi mau, mas estou muito contente por ter conquistado a final”, disse, assim que terminou a prova.

É mais um marco do jovem nadador de Coimbra, que já se tinha sagrado recordista mundial júnior nos 50 metros mariposa nos campeonatos mundiais júnior em Lima, no Perú.

Ainda nesse ano, o mariposista foi também medalha de bronze em Roma, nos campeonatos europeus, conquistando uma medalha histórica para a natação portuguesa.

Em 2023, Diogo Ribeiro foi o primeiro português a conseguir o mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris, mas o melhor viria em julho, nos mundiais de Fukuoka, no Japão, onde conquistou a medalha de prata com o recorde nacional de 22,80s.

O melhor resultado que Portugal já tinha conseguido na natação foi a participação na final de Alexandre Yokochi.

Apesar da distinção, o Comité Olímpico não considera os 50 metros mariposa como distância olímpica. Resta ver o desempenho do atleta nas provas de 50 metros livres, 100m livres e 100m de mariposa. No entanto o apuramento nestas categorias para os Jogos Olímpicos de Paris deste ano já está assegurado.

Editado por Filipa Silva

Última edição às 17h40