A segunda etapa da Liga Meo Surf realizou-se este fim de semana na praia de Leça da Palmeira. Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot, que não venceu o Somersby Porto Pro, avançam para a próxima etapa com a licra amarela do Go Chill.

A próxima etapa realiza-se de 24 a 26 de maio, na Ericeira. Foto: Tiago J. G. Fernandes/Flickr

Tomás Fernandes e Francisca Veselko sagraram-se este domingo (14) vencedores do Somersby Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, que se realizou durante o fim de semana nos areais do Porto e Matosinhos.

A final da prova masculina começou melhor para Guilherme Ribeiro, que conseguiu 6.50 pontos na primeira onda. No entanto, Tomás Fernandes, que caiu numa onda, conseguiu ganhar ritmo e chegar ao fim com 16.00 pontos contra os 12.40 do adversário. O vice-campeão nacional de 2019 venceu assim a etapa, a segunda consecutiva na Liga MEO Surf, depois de ter ganhado a Alliaz Figueira Pro. É a primeira vez que o faz.

“Sabia que o mar ia dar para fazer bom surf, tanto para mim como para o Guilherme”, afirmou Tomás Fernandes, em declarações registadas pela Associação Nacional de Surfistas. “Tentei jogar com a prioridade no início, apanhei uma onda na qual caí, mas deu-me um bom ritmo. Consegui manter a consistência ao longo do campeonato. Não é preciso fazer sempre os melhores scores, mas sim manter essa consistência“, acrescentou.

Francisca Veselko foi melhor que Teresa Bonvalot na final feminina. A atleta conseguiu entrar bem na prova ao conseguir apanhar uma onda que lhe deu 8.50 pontos. Na última tentativa para melhorar a pontuação da segunda onda, conseguiu 6.00 pontos, terminando com o score final de 14.50 pontos. A atleta de Carcavelos conquistou o título de bicampeã da prova. Teresa Bonvalot chegou ao fim da prova com 11.60 pontos.

“Contra a Teresa é preciso ser consistente. As ondas estavam perfeitas para o meu surf. Esta foi uma das melhores etapas da Liga MEO Surf, esteve incrível durante os três dias”, disse Francisca Veselko, citada também pela Associação Nacional de Surfistas. A surfista referiu ainda que o próximo passo é focar-se na etapa do Challenger Series na Austrália, “que é a primeira do ano”.

Afonso Antunes e Tiago Stock terminaram ambos em terceiro lugar, assim como Maria Salgado e Mafalda Lopes, no quadro feminino.

Classificação Final da Somersby Porto Pro:

Final masculina: Tomás Fernandes 16.00 vs. Guilherme Ribeiro 12.40 pontos

Final feminina: Francisca Veselko 14.50 vs. Teresa Bonvalot 11.60 pontos

Best Wave: Teresa Bonvalot 9.50 pontos

Bom Petisco Girls Score: Teresa Bonvalot 18.85 pontos

Waversby Round: João Mendonça 17.50 pontos

Go Chill Expression Session: Matias Lopes e Teresa Bonvalot

Waikiki Junior Award: Matias Canhoto

Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot continuam a ser os líderes do ranking Go Chill e, por isso, avançam para a próxima etapa, que se realiza na Ericeira, com a licra amarela. O Allianz Ericeira Pro realiza-se de 24 a 26 de maio, na praia de Ribeira D’ Ilhas, na Ericeira.

Editado por Inês Pinto Pereira