Frederico Morais, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins representam as cores nacionais na Meo Rip Curl Portugal, em Peniche. A terceira etapa do campeonato mundial da modalidade disputa-se entre esta quarta-feira (8) e 16 de março.

surfista surfa uma onda

Depois de Havai, WSL disputa-se em Peniche. Foto: Bengt Nyman

Organizado pela Liga Mundial de Surf (WSL), o Meo Rip Curl Pro regressa a Portugal. Entre hoje (quarta-feira) e 16 de março, Peniche recebe 36 surfistas masculinos e 18 femininos. Pela praia de Supertubos passa a terceira de dez etapas do circuito mundial.

Teresa Bonvalot é a única atleta portuguesa que faz atualmente parte da competição de elite. Embora tenha o estatuto de suplente, a surfista tetracampeã nacional beneficiou da lesão da francesa Johanne Defay e vai participar nesta etapa.

Contudo, outros atletas portugueses vão estar em prova por terem recebido wildcards da organização – um convite de participação-. Frederico Morais, que não compete no circuito mundial visto ter sido despromovido na época passada, regressa a Peniche onde venceu em 2013. Por seu turno, Yolanda Hopkins, atual campeã europeia, ocupa a única vaga reservada para convidados no quadro feminino.

Para além das provas organizadas pela WSL, a Câmara Municipal de Peniche irá promover diversas iniciativas, desde animação infanto-juvenil e música ao vivo, até ações de sensibilização.

As primeiras duas etapas da edição 2023 da Liga Mundial de Surf foram disputadas em janeiro, no Havai (EUA). Depois de passar por Portugal, os participantes seguem para a Austrália.  A WSL encerra em agosto, à décima etapa, na Polinésia Francesa.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro