Demolidor. Rápido e imprevisível. Terrível nos duelos individuais, capaz dos golos mais mirabolantes. Os elogios têm um só destinatário: Hulk, o incrível Hulk, melhor jogador do campeonato, a grande figura da primeira fase da época, máximo marcador da Liga Zon Sagres, com oito golos em sete jogos, a que junta mais cinco da Liga Europa o que perfaz 13 em 13 encontros.

Hulk tem um potencial imenso e uma margem de progressão assinalável (fez 24 anos no passado mês de Julho). É o grande dínamo do jogo atacante do FC Porto, que passeia classe interna e externamente – 16 jogos, 15 vitórias e um empate, 29 golos marcados e oito sofridos.

Depois da batalha naval em Coimbra e em vésperas do explosivo clássico com o Benfica que pode influenciar, decisivamente, o desenrolar do campeonato, Hulk é o ás de trunfo mais poderoso do técnico André Villas Boas para o duelo com o campeão nacional.

E o brasileiro que já jogou no Vilanovense tem razões de sobra para se manter em alta, sobretudo em termos motivacionais; para além dos golos belíssimos que marcou ao Besiktas e Leiria, das várias assistências que protagonizou, conquistou o “Dragão de Ouro” (categoria de melhor jogador) e esteve nos planos de Mano Meneses, seleccionador do Brasil, para o encontro particular de 17 de Novembro, em Doha, Qatar, frente à Argentina, acabando, contudo, por ficar de fora.

“Hulk é diferente dos outros; é muito forte fisicamente. Não tem o talento que tem o Coutinho, o Neymar ou até o Nilmar, mas destaca-se na força. Quando pensarmos em alguém assim, ele vai estar lá”, referiu o treinador em entrevista ao portal brasileiro “Terra”.

Para evitar a cobiça alheia, o FC Porto renovou, em Agosto do ano passado, o vínculo contratual com o brasileiro, prolongando-o até 2014. A cláusula de rescisão, antes fixada em 40 milhões de euros, subiu para 100 milhões, tornando-se assim a mais alta da história do futebol português. A sua cotação subiu em flecha no espaço de um ano, tornando-o numa das estrelas do futebol europeu. O Manchester United anda já de olho nele.

Na cerimónia de entrega dos “Dragões de Ouro”, Hulk fez uma curta declaração tendo revelado a firme disposição de voltar a ser campeão nacional: “Quando toda a equipa está bem, as individualidades destacam-se. Espero que possamos continuar assim fortes, sobre o comando de André Villas Boas. Estou orgulhoso, mas o melhor prémio será o título de campeão pelo FC Porto”.

Em oito jogos (680 minutos) na liga portuguesa 2010/11, Hulk já marcou à Naval, Rio Ave (2), Braga, Olhanense, Guimarães e Leiria (2), enquanto nas Eurotaças apontou três ao Genk e dois ao Besiktas. Ao fim de dois meses e meio de competição, os números pessoais desta época indiciam, de forma, clara, um super Hulk, comparando o trabalho que desenvolveu nas épocas anteriores: em 2008/09 fez nove golos em todas as provas pelo FC Porto; e na temporada passada apontou dez mas, relembre-se, foi impedido de jogar durante três meses (o célebre caso dos túneis da Luz).

Com Hulk na equipa o FC Porto não perde desta a temporada passada. Dos 25 jogos já realizados, o avançado brasileiro só não participou em dois, depois do regresso, no passado dia 28 de Março, frente ao Belenenses.