Ao longo de 100 anos, passaram pela Universidade do Porto (UP) 18 reitores. De Francisco Gomes Teixeira (em funções de 1911 a 1917) até José Marques dos Santos (atual reitor), o livro traça o percurso das 18 personalidades que lideraram os destinos da UP ao longo do primeiro centenário de existência.

O livro “Os Reitores da Universidade do Porto: Retratos e Notas Biográficas”, coordenado pelo historiador Francisco Ribeiro da Silva, foi apresentado hoje, sexta-feira, na Reitoria da UP e contou com a presença do atual reitor José Marques dos Santos.

Segundo Francisco Ribeiro Silva, o livro “sai em tempo oportuno, em pleno ano das comemorações do centenário da UP”. A obra conta com registos bibliográficos e com retratos dos 18 reitores e, para José Marques dos Santos, “vai permitar um maior conhecimento histórico da Universidade, em particular dos seus reitores enquanto líderes de uma dinâmica coletiva que fez evoluir a instituição até aos dias de hoje”.

Francisco Ribeiro Silva lembra ainda que “do património (da cidade) fazem parte centenas de retratos de personalidades acerca das quais ninguém sabe nada. É necessário oferecer aos interessados informações além do retrato e do nome”.

“Testemunhos que vão perdurar”

O livro, editado pela Fundação Engenheiro António de Almeida, contou com a colaboração do departamento de História da Faculdade de Letras da UP e está escrito em português e em inglês. Francisco Ribeiro Silva diz que “o livro é bilingue, não na totalidade, mas nas partes mais propícias a uma leitura compreensiva por gente que dispõe de pouco tempo”.

José Marques dos Santos lembra que a obra permite conhecer o percurso da UP ao longo dos anos e “daí retirar ensinamentos sobre como enfrentar os desafios contemporâneos. O livro não assume a glorificação do passado, há também a intenção de preparar o futuro da universidade”.

A cerimónia só terminou depois da inauguração, na Galeria de Retratos dos Reitores, dos dois quadros em falta: de Manuel da Silva Pinto e de José Marques dos Santos.