A partir desta quinta-feira, 12 de setembro, e até 22 de setembro, a cidade do Porto recebe a “Corrente Alterna – Mostra de Criações Incógnitas”, uma exibição de teatro por parte de companhias emergentes, mas não só. No fundo, de um “conjunto de companhias, de jovens e não tão jovens criadores das artes cénicas que ficaram presos a uma certa emergência”. A descrição é de Julieta Guimarães, programadora da mostra e fundadora da Erva Daninha, companhia que, em parceria com o Teatro Nacional São João, organiza o evento.

Ao todo, serão dez dias de protagonismo para quem está habituado a “dar à perna”, trabalhando muitas vezes sem os apoios desejados. A “Corrente Alterna” vai decorrer no Teatro Carlos Alberto (TeCA), mas também na rua, em específico nas praças da Batalha e, também, Carlos Alberto. Lá, vão entrar em cena “estruturas com equipas reduzidas, incompletas e em tempo parcial, onde o dinheiro nem sempre é a moeda de troca. Coletivos que, não tendo como assegurar equipas fixas, nem sempre conseguem manter uma produção contínua”, continua Julieta Guimarães, na mensagem de apresentação do programa [PDF] do evento.

Muito provavelmente, um dos objetivos da “Corrente Alterna” é de que esta dê “choques elétricos”, porque, segundo a programadora, o “financiamento público às artes ainda é olhado de lado pela sociedade”, e é preciso que esta “acorde” e entenda que, sem ajuda do Estado, “a produção, investigação e desenvolvimento artísticos não são sustentáveis”.

Teatro com direito a almoço e jantar buffet

Para provar a teoria, o Porto recebe, já esta quinta-feira, às 21h30, no TeCA, o primeiro espetáculo: “Empreendedoriza-te”, de Palmilha Dentada. Esta vai ser uma das 17 companhias – apesar de estarem referenciadas 30, pela organização – a contribuir para a iniciativa. A ela juntam-se o Teatro da Marca Branca, Musgo, OTTO, entre outras. A programação para os restantes nove dias pode ser consultada aqui.

Nos sábados que a iniciativa cobre (14 e 21 de setembro), estão previstos jantares buffet no terraço do TeCA, e, no último domingo (22), um almoço. Importa referir que, aos sábados, é possível assistir a todos os concertos da tarde por cinco euros e aos da noite por três. Os bilhetes, para qualquer dia, podem ser comprados aqui.