Quando no final de 2012 se falava da chegada de um tal de “X Phone”, fruto da sinergia entre a Google e a Motorola, muito se especulava e pouco se sabia sobre as características do intrigante smartphone.

Mas, agora, a poucas semanas do lançamento do telemóvel (para já, só os EUA, Canadá e América do Sul é que vão ter acesso ao aparelho – fim de agosto, início de setembro são as previsões -, enquanto a Europa fica à espera da “boa vontade” da Google), já são conhecidas algumas das capacidades do smartphone, que, sem dúvida, são vanguardistas.

A funcionalidade mais apelativa do Moto X é, desde logo, o “piloto automático”. Explique-se: este telemóvel está em constante “modo de escuta”, o que permite controlá-lo apenas por voz, sem precisar de lhe tocar uma vez que seja. A única ação necessária é dizer as palavras “mágicas” “OK Google Now”, para, de seguida, ordenar qualquer função ao aparelho (ver vídeo em baixo).

Contudo, o produto do gigante da Internet não fica por aqui e, como não poderia de ser, faz jus, de uma forma muito específica, à empresa das letras coloridas. Isto porque também o Moto X pode ser personalizado no que às cores diz respeito. Além disso, o proprietário pode ainda customizar o telemóvel com inscrições a seu gosto (nomes, frases, etc.).

Tudo isto acrescido a uma câmara de 10 megapixels, a um ecrã de 4,7 polegadas e a uma memória que vai dos 16 aos 32 GB, fazem do Moto X um gadget tentador e uma séria ameaça aos produtos da Samsung e, naturalmente, ao iPhone. O smartphone deverá rondar um preço base de 199 dólares (150 euros).