O projeto desenvolvido pela empresa portuguesa Azorean, uma spin-off da Ydreams, conquistou o primeiro lugar do concurso norte-americano da Engadget Expand, “Insert Coin: New Challengers”. O Ziphius conquistou dois títulos no mesmo concurso. Venceu o “Prémio do Público”, por ter sido o mais votado online, pelo qual recebeu 5 mil dólares (cerca de 3870 euros), e também ganhou o “Grande Prémio”, no valor de 20 mil dólares (perto de 15470 euros).

Cátia Silva, assessora do departamento de Comunicação e Marketing da Ydreams, confessa que a vitória “foi um contributo importante para aumentar a motivação”, tanto dos trabalhadores, como das empresas que apoiam a Ydreams. Cátia assinala ainda que o prémio é, em certa medida, “uma validação estratégica seguida pelo grupo em apostar cada vez mais na produção e comercialização de produtos de massa à escala global”.

O Concurso

O projeto superou o acesso à meia-final, constítuida pelos dez melhores. Acabou por estar entre os cinco mais votados pelos internautas, garantindo o acesso à final, realizada em São Francisco, nos EUA, nos dias 16 e 17 de março. Na final, o resultado proveio de três votações: a do júri, a da plateia e a dos internautas.

Ainda em fase de protótipo, o Ziphius pode ser pilotado através de um smartphone ou tablet através de ligação wi-fi. O Ziphius é constituído por um computador RasberryPi e por uma câmara de vídeo HD, o que permite a visualização de imagens subaquáticas.

Embora possa ser utilizado nas áreas de fotografia, mergulho, surf ou pesca, o gadget tem um teor meramente de entretenimento. A ideia inicial incidia sobre a produção de um submarino, mas o aumento de investimento associado e os prazos para o desenvolvimento do produto não eram compatíveis com os interesses da empresa, que pretende entrar, rapidamente, no mercado.

Segundo a assessora, os planos para o futuro começam já esta primavera com o lançamento de uma campanha de crowdfunding, aposta que deverá ter o retorno financeiro necessário para a industrialização do Ziphius. O objetivo é de que o gadget esteja no mercado no Natal deste ano. “Esperamos que o futuro seja tão sorridente como têm sido estes últimos dias”, confessa Cátia Silva.