A Universidade do Porto (UP) deslocou-se recentemente a Pombal para o que seria mais um campeonato repleto de vitórias, o de Atletismo. Esta foi mais uma forma de mostrar os estudantes-prodígio que habitam as salas de aula da instituição.

Desta vez, Diogo Costa no salto à vara, Marisa Anselmo e Óscar Vilaça no salto em altura, Isabel Simões Ribeiro no lançamento do peso, e Francisco Cordoeiro no salto em comprimento, foram os principais protagonistas na conquista do lugar mais alto do pódio.

Francisco Cordoeiro e Isabel Ribeiro, estudantes na Faculdade de Engenharia (FEUP), afirmam que a conciliação dos estudos com a prática desportiva é, por vezes, complicada. O ingrediente secreto é o estudo contínuo ao longo do semestre e o acesso à fase especial de exames, já que “o calendário de exames coincide sempre com o calendário de competições”, afirma Francisco.

As saídas para “fugir à rotina”

O saltador explica que para haver sucesso nas duas partes, a “vida académica” acaba ser posta de parte, mas que “não é necessária a sua erradicação”. Para haver equilíbrio, toda a gente precisa de “fugir da rotina”.

O atleta revela a importância da vitória, não só na conquista na medalha, mas, sobretudo, na superação pessoal: “Se ganhasse e não conseguisse o recorde pessoal, este título seria um pouco amargo”, confessa.

Isabel também acredita que a rentabilidade e a quantidade de tempo ocupado estão diretamente relacionados. Confessa que é com esta filosofia que tem conseguido fazer tudo o que gosta sem ter que abdicar de nada. A lançadora diz ainda que o sucesso a motiva a ir mais longe.

Edgar Baptista, medalha de bronze nos 60 metros, admite que foi uma prova complicada em que se sentiu ameaçado no apuramento para a final: “Na eliminatória, houve uma irregularidade na partida e por pouco que ficava fora do apuramento para a final”. O estudante de mestrado, na Faculdade de Desporto (FADEUP), confessa ter encontrado muitos obstáculos, durante esta época, devido à exigência do grau académico que frequenta.

Prioridade, disciplina, esforço e alento são algumas das palavras que caracterizam estes atletas. É que na expressão estudante-atleta, tal como na vida destes jovens, a palavra estudante surge em primeiro lugar.