António Capucho, ex-militante do Partido Social Democrata (PSD), é o convidado para o próximo debate do Clube dos Pensadores. Depois de 40 anos de militância no partido que ajudou a fundar com Francisco Sá Carneiro, Capucho foi recentemente expulso do PSD, o que adiciona interesse ao debate.

Carreira

António Capucho tem uma vasta carreira política e desempenhou vários cargos no PSD, tendo sido secretário-geral, deputado, líder parlamentar e eurodeputado. Foi ainda secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, ministro da Qualidade de Vida e ministro dos Assuntos Parlamentares. Foi, ainda, presidente da Câmara Municipal de Cascais durante dez anos, renunciando ao cargo em janeiro de 2011.

Nas últimas eleições autárquicas, António Capucho integrou e apoiou uma candidatura à Câmara Municipal de Sintra, adversária do PSD, o que levou à expulsão em causa. Porém, outros militantes do Partido Social Democrata apoiaram, das mais variadas formas, candidaturas contrárias, mas não foram expulsos, o que fez ampliar ainda mais a polémica da decisão.

O debate, moderado por Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP), será de tema livre, mas com abordagem obrigatória em assuntos como: PSD, os partidos, 25 de abril, o panorama da política nacional e a própria personalidade convidada. O evento está marcado para dia 21 de abril, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.