Já são conhecidos os embates entre as 16 equipas apuradas para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O FC Porto, único clube português sobrevivente, vai defrontar o Liverpool. A primeira mão está marcada para 13 de fevereiro, no Estádio do Dragão. As equipas voltam a medir forças a 6 de março, em Inglaterra.

Os “azuis e brancos” sabiam de antemão que as dificuldades seriam acrescidas, dado que se qualificaram para os oitavos de final como segundos classificados. Entre os possíveis adversários estavam Liverpool, Tottenham, PSG, Barcelona, Manchester United, Manchester City e Chelsea. O Besiktas ficou de fora desta lista por ser do mesmo grupo dos “dragões”.

E foi mesmo o clube de Anfield Road que calhou ao FC Porto. A equipa treinada por Jürgen Klopp fez 12 pontos e venceu o grupo E, à frente de Sevilha (9 pontos), Spartak de Moscovo (6 pontos) e Maribor (3 pontos).

O Liverpool encontra-se no quarto posto da Liga Inglesa com 30 pontos, após o empate caseiro no derby de “Merseyside” frente ao Everton (1-1), este fim de semana.

O histórico do cofronto entre FC Porto e Liverpool é bastante desfavorável para os portistas. Nunca tendo vencido a equipa inglesa, os dragões registam dois empates e duas derrotas, sendo que na última os “reds” venceram por 4-1, na fase de grupos da Liga dos Campeões da época 2007/2008. N aprimeira volta, em casa, o FC Porto empatou a um golo com a equipa inglesa.

Restantes sorteio dos oitavos de final
Juventus-Tottenham
Basileia-Manchester City
Sevilha-Manchester United
Real Madrid-PSG
Shakthar Donetsk-Roma
Chelsea-Barcelona
Bayern de Munique-Besiktas

Ainda esta segunda-feira, Sporting e Sporting de Braga ficaram a saber quem vão defrontar nos 16 avos da Liga Europa. Os casaques do Astana são o adversário do Sporting, ao passo que o Marselha se vai cruzar com os bracarenses, depois de terem feito parte do grupo do Vitória de Guimarães na fase de grupos.

Artigo editado por Filipa Silva