O Carnaval está a chegar. A festa, onde reina a fantasia, é já na terça-feira. Por todo o país, miúdos e graúdos divertem-se seguindo o provérbio popular “É Carnaval, ninguém leva a mal”.

Como é habitual, o festejo do Carnaval não se limita à terça-feira. Os festejos começam no fim de semana, e por isso, o JPN mostra-lhe algumas opções para comemorar a data.

No Porto, os desfiles começam já no sábado. Por volta das 15h00, é realizado um cortejo entre os Aliados e a Ribeira.

Para os mais pequenos, o MarShopping tem ateliês de máscaras, pinturas faciais e esculturas de balões, que começam no sábado e terminam na terça-feira, a partir das 11h00. Também num shopping, desta vez o Shopping Cidade do Porto, das 16h00 às 17h00, no dia 11, é possível assistir à peça musical “Uma Aventura no Carnaval”, da escola JAHAS – Rockschool Porto.

No “Domingo Gordo” o dia começa, às 10h00, no Parque de Serralves, com várias oficinas dedicadas às artes plásticas, para entreter os miúdos nesta época festiva. O Museu do FC Porto também terá uma oficina de Carnaval para crianças e adultos, a partir das 10h30, por 5 euros.

Ainda no domingo, poderá assistir ao Concerto de Carnaval, com os grandes sucessos da dinastia de Strauss, na Casa da Música, por volta das 18h00, por 20 euros.

Na noite de segunda-feira, haverá jantar, seguido de festa, para os fãs da série “Guerra dos Tronos”, no Holiday Inn Porto Gaia, com um custo de 55 euros. O ambiente vai trazer os cenários da série e permitir aos convidados encarnarem as suas personagens preferidas. Já as crianças podem desfrutar das oficinas de Carnaval do Balleteatro, no Coliseu do Porto, que têm início no sábado e terminam na quarta-feira, a seguir ao Carnaval. Por 30 euros, os miúdos podem aproveitar oficinas relacionadas com música, artes plásticas e teatro.

No dia de Carnaval, os fãs do Harry Potter têm à sua disposição um percurso carnavalesco, com início na Torre dos Clérigos. Passa pelos espaços emblemáticos da baixa da cidade, à procura de pistas que irão revelar alguns segredos do Porto. Há duas sessões agendadas: das 10h00 até às 12h30 e das 15h00 até às 17h30, cada uma por 15 euros.

E ainda…

Em Ovar, cidade do distrito de Aveiro, o Carnaval é vivido intensamente, e os festejos carnavalescos já começaram no dia 20 de janeiro e terminam na terça-feira.

Sábado, pelas 22h00, haverá desfiles das escolas de samba. Domingo, pelas 14h30, sai à rua o Grande Corso Carnavalesco. Por volta das 22h00 de segunda-feira, será a Grande Noite Mágica, seguida do Grande Corso Carnavalesco, na terça-feira, às 14h30.

Além das festividades habituais, é ainda possível visitar a aldeia do Carnaval, que surgiu em 2014, onde se concentram os bastidores do Carnaval de Ovar, desde o design às estruturas mecânicas.

Em Estarreja também há festa

Estarreja tem, também, um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país, a partir do dia 13 de janeiro, com oficinas de figurinos e gigantones, terminando no dia de Carnaval, com o Grande Corso.

Atualmente, o Carnaval de Estarreja é composto por 13 grupos (cinco escolas de samba e oito grupos de folia), envolvendo mais de mil figurantes.

No sábado, a Festa da Folia começa às 21h00. No “Domingo Gordo”, o Grande Corso começa às 14h30 (5 escolas de samba, 7 grupos de folia, 13 carros alegóricos, com a participação de mais de 1000 figurantes). Às 21h00 é o início da Festa Bailar. No dia de Carnaval, o Grande Corso repete-se.

Artigo editado por Filipa Silva