Em algumas localidades, os festejos de Carnaval começam já esta sexta-feira. O JPN dá-lhe a conhecer os principais desfiles e concertos, que se vão realizar entre 9 e 13 de fevereiro, na região Norte.

Música e animação é a chave desta festividade.

Música e animação é a chave desta festividade. Foto: Wikimedia Commons

O Carnaval está aí à porta e algumas das festividades começam já esta sexta-feira (9) na região Norte. O JPN reuniu algumas sugestões de eventos que vão acontecer no Porto, Vila Nova de Gaia, Ovar, Estarreja, Mealhada, Podence, Viana do Castelo e Paredes de Coura.

Porto

A Orquestra Sinfónica do Porto vai dar esta sexta-feira (9), às 21h00, um Concerto Solidário de Carnaval na Casa da Música. A atuação, dirigida pelo maestro Fernando Marinho, visa apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional Norte. Os bilhetes, cujos preços variam entre os 20 e os 30 euros, ainda podem ser adquiridos.

No sábado (10), às 22h, a Orquestra Bamba Social/ Baile de Carnaval, em colaboração com Maracujália, promete trazer “uma mistura explosiva dos ritmos e da sabedoria popular do Brasil com as batidas electrónicas da música global” ao Super Bock Arena. Os bilhetes, que ainda estão disponíveis, variam entre os 10 e os 35 euros.

Inspirada no tema Campeonato Europeu de Futebol” e com apoio da Ágora Porto, a Associação Cultural da Batucada Radical vai promover este domingo (11), o 13º Desfile de Carnaval do grupo. O desfile deverá começar por volta das 15h, junto ao Centro Comercial Stop, na Rua do Heroísmo.

 Ainda no dia 11, no Museu do FC Porto, vai haver uma oficina dirigida para toda a família o Dragão Folião. Esta atividade, que consiste na construção da cauda de um dragão, está restrita a crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos e vai ter duas sessões (10h30-12h00 e 15h00-16h30). Os preços dos bilhetes são fixos: 7,50 euros (uma criança acompanhada por um adulto) e 2,50 euros (acompanhante extra).

Também o Shopping Cidade do Porto, vai promover um workshop de Máscaras de Carnaval, na Carlin. As duas sessões gratuitas estão agendadas para domingo (11), das 10h00 às 12h30, e terça-feira (13), das 14h30 às 17h00.

Na Invicta, são esperados outros eventos musicais em locais como o Hard Club, com a “Merecumbre Latin Party”; os Maus Hábitos, com “Kebraku Karnaval “; e o Pérola Negra, com “Uma Pérola de Carnaval”.

Vila Nova de Gaia

Em Avintes, o Carnaval celebra-se entre 9 e 13 de fevereiro. Destacam-se o Cortejo de Carnaval, que se realiza a 11 de fevereiro, e a Noite dos Foliões, que acontece no dia seguinte, com um cortejo noturno. Os preços variam entre um e três euros, dependendo dos dias, e o passe geral para as comemorações tem um custo de cinco euros.

O WOW (World Of Wine) apresentou também uma programação especial para este fim-de-semana, que conta com as atuações dos DJ’s Pastel e Fabinho BW. Os visitantes terão a oportunidade de ver outras atrações, como a grande bateria da Escola de Samba “Vai quem quer”, de Estarreja. Os preços dos bilhetes, que ainda podem ser adquiridos, varia entre os 15 e os 60 euros.

Na segunda-feira (12), os gaienses podem assistir ao concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, no Auditório Municipal de Gaia. Os bilhetes para o espetáculo, que terá início às 21h30, têm um custo de 5 euros.

Famalicão

Em Famalicão, o Carnaval sai à rua entre 9 e 13 de fevereiro com vários desfiles. Na noite de segunda-feira (12), os populares e visitantes vão ter a oportunidade de assistir a diversos concertos, que se vão realizar na Rua Luís Barroso, junto ao Centro Escolar Luís de Camões, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e Mercado Municipal. Os festejos terminam em Fradelos com um desfile, que deverá começar por volta das 14h30, e com a Queima de Galheiros, às 20h30.

Entre 10 e 24 de fevereiro, é possível visitar também a 4º edição da exposição “Máscaras e Caretos”.

Ovar

Este ano, tal como já é habitual, os festejos de Carnaval arrancaram a 20 de janeiro com a exposição “Cabeçudos e Gigantones – Um olhar pelas tradições”, produzida por José Dantas Lima, e com a arruada dos cabeçucos e gigantones, que contou com a participação da Associação Ida e Volta. Os eventos passam pelo Espaço Folião, Praça Galinhas, Praça do Chafariz Neptuno, Praça da República, Jardim Cáster, Mercado Municipal e Parque Júlio Dinis.

As festividades carnavalescas mais esperadas saem à rua a partir de 10 de fevereiro com o desfile noturno das Escolas de Samba, na Avenida Sá Carneiro. Ainda esta sexta-feira (9), os populares e visitantes podem participar na “Noite da Farrapada“, que vai contar com o acompanhamento da Banda Boa União.

O dia 12 vai ser marcado por uma matiné infantil, com início previsto para as 14h30, na Sede da Charanguinha, e pela grande noite mágica do Carnaval de Ovar, onde vão atuar vários artistas. Para o último dia das festividades, estão previstos um grande corso carnavalesco, agendado para as 14h30, na Avenida Sá Carneiro, e uma festa de encerramento, que vai decorrer no Espaço Folião.

Estarreja

Os festejos de Estarreja, que já arrancaram no sábado (3) e que se vão estender até terça-feira (13), vão ter lugar no Parque Municipal de Antuã e no Espaço Folia, situado na Praça Francisco Barbosa. Junto à Câmara Municipal, vai estar também disponível a praça da alimentação.

Os grandes corsos vão acontecer nos dias 11 e 13 de fevereiro, sendo que, na véspera de carnaval (12), o Espaço Folia vai receber a “noite da fantasia”, na qual os populares e visitantes podem assistir a concertos e às autações dos Dj’s Kareka e Wilson Honrado. Os bilhetes para os diferentes eventos variam entre os cinco e os 12 euros.

Mealhada

Na Mealhada, as festividades do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada já começaram no sábado (3) e vão manter-se até terça-feira (13). O programa previa a realização de três grandes desfiles: os grandes corsos carnavalescos no domingo (11), que foram cancelados devido ao mau tempo, e na terça-feira (13) e o desfile noturno na segunda-feira (12). Segundo declarações dadas pela autarquia, estes dois últimos mantêm-se. As Noites da Tenda decorrem durante todo o período das celebrações. 

Os preços dos bilhetes variam entre os três e os sete euros. As crianças até aos 6 anos (inclusive) podem usufruir da entrada gratuita.

Caretos de Podence são Património Imaterial da Humanidade Foto: Catarina Moscoso

Podence

O Carnaval de Podence, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade por parte da “UNESCO”, promete quatro dias de festividades tradicionais que vão contar com a presença dos Caretos de Podence.

Entre 10 e 13 fevereiro, o Entrudo Chocalheiro conta, entre outras coisas, com um desfile noturno, um desfile de marafonas, exposições, a queima do entrudo e os lendários Caretos.

No primeiro dia (sábado), destaca-se o desfile noturno pelas ruas da cidade de Macedo de Cavaleiros, com início por volta das 21h30. Mais tarde, em Podence, sai à rua a “Noite Chocalheira“.

Já o “domingo gordo”, que vai ser repleto de animação de rua e gastronomia tradicional, vai contar com a primeira participação dos Caretos (em Podence). No dia seguinte (12), a noite vai ser marcada pelo pregão casamenteiro, pelo desfile enigmático, no âmbito da “Noite da máscara mágica”, e pelo concerto tradicional “Roncos do Diabo”, que deverá começar por volta das 23h.

No dia do Entrudo (13), os Caretos voltam à rua, às 15h30, para animar a aldeia mais colorida de Portugal. Duas horas depois, dá-se início à procissão da queima e, mais tarde, à queima do entrudo.

Apesar das festividades de Carnaval, Podence tem outros locais que podem ser visitados por quem está de passagem: Museu do Careto, Murais pela aldeia de Podence, Eira do CaretoBaloiço do Careto e Máscara do Amor, Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Praia da Pegada e Praia da Ribeira e a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Purificação. Entre 9 e 13 fevereiro, vai também estar a decorrer o festival gastronómico do Grelo.

Viana do Castelo

O município de Viana do Castelo, juntamente com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, apresenta o programa “Viana Amor e Folia” para celebrar o Entrudo vianense e o Dia dos Namorados. Entre 9 e 14 de fevereiro, os populares e visitantes vão ter a oportunidade de assistir a concertos e participar em oficinas educativas e bailes. Destacam-se as noites de sábado (10) e de segunda-feira (12) que são dedicadas exclusivamente ao Carnaval.

A autarquia vai oferecer um voucher para duas pessoas, a todos aqueles que ficarem hospedados na cidade, durante as festividades. Esta oferta garante a entrada gratuita no Museu do Traje, no Museu de Artes Decorativas, uma viagem de ida e volta no Elevador de Santa Luzia e o acesso, também gratuito, ao Navio Gil Eannes.

Paredes de Coura

De 10 a 12 de fevereiro, Paredes de Coura celebra o “Carnaval 2024”, um programa desenvolvido pela a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, com o apoio do Município. Os eventos vão ter lugar no Largo Hintze Ribeiro, numa tenda aquecida.

Nos dois primeiros dias, vão haver insufláveis para os mais pequenos. À semelhança do que aconteceu no ano passado, no dia 12, a partir das 19h, dá-se início ao “Entrudo Sopeiro”, onde os visitantes vão poder desfrutar de uma sopa tradicional da região, enquanto aguardam pelo começo dos desfiles. A animação vai estar a cargo do grupo Kalhambeke, que entra em palco pelas 22h30.

Editado por Inês Pinto Pereira

Artigo atualizado com informações sobre os desfiles na Mealhada às 12h16