A 6.ª edição da Maratona do Porto ainda não começou e já bateu recordes. Depois de cerca de 600 atletas em 2008, em 2009 já estão confirmados 1200 participantes para a prova deste domingo. Segundo o site oficial da prova, as inscrições para a Maratona e para a Family Race já estão fechadas, mas as inscrições para a mini-maratona (seis quilómetrio) ainda estão abertas.

Convívio e animação

Além da Maratona, também se pode participar numa prova de convívio com 14 quilómetros, que já conta com 2500 inscritos. Para os menos preparados fisicamente, há a mini-maratona, com apenas seis quilómetros. Ao longo do percurso, e para dar um toque diferente à prova, vão actuar oito bandas. A Maratona do Porto conta com o apoio da EDP e da Federação Portuguesa de Atletismo.

Confirmadas estão as presenças de Fernanda Ribeiro, campeã olímpica dos dez mil metros em 1996, e do português Alberto Chaíça. Os quenianos James Moiben e Johnsthone Changwony também vão correr nas ruas do Porto e são os principais candidatos à vitória na corrida masculina. No total, são 27 os países que vão estar representados na prova.

Prémios chegam aos 25 mil euros

O percurso de 42 quilómetros começa no Palácio de Cristal, às 9h00. É na Avenida da Boavista, junto ao Parque da Cidade, que os participantes cortam a meta. Pelo meio, os maratonistas ainda vão à Afurada, em Gaia.

Nas edições anteriores, os quenianos dominaram a prova masculina da Maratona do Porto. Em cinco edições, o primeiro lugar foi sempre para atletas do país africano, com Samuel Muturi a ser o último vencedor. Já na prova feminina, em 2008, foi Tirfe Beyenne, da Etiópia, a subir ao lugar mais alto do pódio; em anos anteriores, no entanto, a vitória já sorriu a atletas portuguesas, como Marisa Barros.

Os prémios para os vencedores deste ano vão dos 1000 aos 25 mil euros na prova masculina, e na prova feminina pode ir dos 1000 aos 15 mil euros, dependendo do tempo final do vencedor.