Com medalha, recordes nacionais superados e uma desqualificação infeliz, Portugal concluiu este domingo a sua participação nos mundiais de atletismo em pista coberta.

Tiago Pereira no triplo-salto. Foto: FPA

A medalha de bronze de Tiago Pereira no triplo salto foi o melhor resultado português nos Campeonatos do Mundo de Atletismo em pista coberta, que terminaram este domingo em Glasgow, mas não foi o único digno de nota. A Federação Portuguesa de Atletismo saiu da Escócia também com três recordes nacionais e dois recordes pessoais. 

Para chegar ao pódio, Tiago Pereira bateu o recorde pessoal em pista coberta ao saltar 17,08 metros no último ensaio da final, tendo ficado atrás do argelino Yasser Triki e do burkinês Hugues Zango. Em declarações ao site da federação, o triplista afirmou que em Glasgow lançou a sua “candidatura ao pódio europeu, quiçá ao título”, reafirmando o objetivo que já tinha partilhado em entrevista recente ao JPN.  “Estou muito feliz por finalmente conseguir materializar em resultados o trabalho que tenho vindo a fazer”, disse o atleta.

Embora Portugal tenha conquistado apenas uma medalha na competição, houve uma série de bons resultados, principalmente ao considerar que os principais atletas portugueses falharam a sua participação por complicações físicas. João Coelho estabeleceu um novo recorde nacional ao bater a marca dos 45,86 segundos nos 400 metros. O corredor ficou a apenas 21 centésimos de segundo de conquistar uma medalha.

Isaac Nader foi outro atleta que esteve muito perto de conquistar uma medalha. Embora não tenha batido nenhum recorde pessoal ou nacional, ficou à beira do pódio dos 1500 metros, tendo sido ultrapassado apenas nos últimos segundos da final. O corredor ficou a 25 centésimos de segundo de conseguir o bronze.

Salomé Afonso, que terminou na oitava posição na final da prova de 1500 metros, também bateu um recorde pessoal. As estafetas de 4×400 metros masculina e feminina também bateram recordes nacionais. Os homens conquistaram inclusivamente uma vaga na final da competição, mas, após revisão, a estafeta portuguesa acabou por ser eliminada por conta de uma infração cometida por um dos atletas, que pisou a linha.

A Federação Portuguesa de Atletismo vai novamente levar atletas ao palco competitivo internacional nos próximos campeonatos europeus ao ar livre, que vão acontecer entre os dias 7 e 12 de junho, em Roma.

Editado por Filipa Silva