A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, visitou este sábado alguns espaços comerciais no Porto, num dia dedicado à economia verde. Durante a ação, a líder do PAN considerou “importante" que Luís Montenegro esclareça o país sobre o que pensa dos apoios sociais.

Inês Sousa Real passou boa parte do dia de sábado no Porto. Foto: Fiona Valoi/JPN

Durante a visita que fez na manhã de sábado (2) à loja Zero Plástico, no Porto, a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, abordou as declarações proferidas por Luís Montenegro, na quinta-feira(29), quando o líder da AD referiu, num discurso, que não aceita “um país em que muita gente que trabalha tem menos dinheiro do que muita gente que não trabalha”.

“Não podemos esquecer que quem descontou para a Segurança Social e se encontra em situação de desemprego, tem o direito de ver o retorno que foi o esforço do seu trabalho”, constatou a porta-voz do PAN. A deputada considerou, por isso, “importante” que Luís Montenegro esclareça “o que é que pretende e que diga ao país, antes do dia 10 de março [dia das eleições], qual a sua intenção, relativamente a um direito basilar de quem descontou e está numa situação de fragilidade, como é a situação de desemprego.”

Durante a visita, na qual esteve acompanhada pelos candidatos a deputados pelo círculo eleitoral do Porto, Inês de Sousa Real, questionada sobre a presença, nesse dia, de António Costa e de Durão Barroso, respetivamente, nas campanhas do PS e da Aliança Democrática (AD), desvalorizou, considerando estas aparições como “revivalismos de figuras do passado”.

Na ação de campanha dedicada à economia verde, a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real visitou uma loja de produtos sustentáveis com zero plástico, no Porto. “Tenho uma panca por sabonetes! Adoro os cheiros”, afirmou enquanto passava pela banca dos produtos cosméticos.

Em declarações ao JPN, Inês de Sousa Real, fez o balanço da primeira semana de campanha do PAN e afirmou que tem sido positivo e tem “esperança de que o PAN venha a ter um grupo parlamentar com mais força na Assembleia da República”. E destacou “o facto de haver municípios que hoje também estão a promover políticas que de alguma forma são representadas pelo PAN”.

“E isso em dúvida tem feito a diferença na vida quer das pessoas, quer no âmbito da proteção animal ou ambiental”, frisou.

Após a visita, o partido seguiu com guarda-chuva na mão, para a loja Xaile D’avó, na Rua de Santa Catarina. Chegados à loja vintage e de roupa reutilizada, a líder do PAN experimentou um xaile rosa, e enquanto isso o lojista João Pinho sugeriu, em tom de brincadeira: “O vestido rosa vai lhe ficar muito elegante na Assembleia da Republica”. 

Nem chuva impediu o partido de continuar a sua ação nas ruas da cidade do Porto, com a próxima paragem a ser a movimentada estação de metro da Trindade, onde a  porta-voz do PAN distribuiu flyers juntamente com os militantes do partido Pessoas-Animais-Natureza. A agenda da líder do PAN no distrito passou ainda, à tarde, pelo corpo de bombeiros de Leça da Palmeira, em Matosinhos.

Editado por Filipa Silva