O PAN visitou na tarde de quarta-feira (28) a Plataforma de Acolhimento de Tratamento de Animal, numa ação de campanha para as Legislativas de 10 de março. O partido destacou a “importância das campanhas de esterilização de animais”.

 

Visita do PAN á PATA

O partido PAN visitou a PATA numa ação de campanha. Foto: Fiona Valoi/ JPN

O  barulho ouvido na receção não engana quem chega. Foi ao som do latido dos cães que os candidatos do PAN pelo Porto foram recebidos na Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA), em Vila nova de Gaia, esta quarta-feira(28).

A PATA foi criada em 2016 e é um projeto que promove a adoção de animais que são recolhidos pelo município. Atualmente, estão “completamente sobrelotados” como fizeram questão de dizer logo inicio da visita dos membros do PAN.

O PAN conheceu alguns espaços, entre os quais, o parque canino, os canis e as instalações do gatil. No total, a PATA conta com 160 cães e 25 gatos.  

Durante a visita, Anabela Castro, cabeça de lista do PAN pelo Porto, explicou que a campanha do PAN quis neste dia destacar uma das causa do partido que é o bem-estar animal: “A causa da campanha hoje é o bem-estar animal, é também dar a conhecer as medidas do PAN nesta causa e voltar a falar  da importância das campanhas de esterilização e de verbas”, afirmou.

Em declarações ao JPN, Anabela Castro não deixou de destacar uma  medidas que a PAN propõe sobre a redução do IVA para as despesas com animais :“É preciso também baixar o IVA da alimentação, dos custos médicos veterinários, não só para termos menos animais em sofrimento, mas para ajudar as famílias”. 

À entrada das instalações dos gatis, o vereador da Câmara Municipal de Gaia José Valentim Pinto Miranda que tem a PATA como um dos seus pelouros, mostrou-se satisfeito com a visita do PAN e deixou o desejo de que esta visita não aconteça apenas na época das eleições: “devo dizer que nos agrada a vossa visita e espero que não seja só na época das eleições. Que venham cá mais vezes, porque as eleições são sempre mais impossíveis”.

Durante a conversa com os veterinários, Bebiana Cunha, mandatária eleitoral do Pan Porto, falou dos problemas da proteção animal em Portugal. A ex-deputada destacou que a sensibilização “não só deve ser direcionada para as crianças e jovens, mas também para os adultos, porque, no fundo, eles têm o poder de decisão”. “Os decisores políticos devem estar e devem ser sensibilizados para a necessidade de investir no tratamento digno dos animais”, acrescentou.

Bebiana Cunha considerou ainda “fundamental” a disponibilização da esterilização gratuita, para quem quiser fazer, com o objetivo de aumentar o número de esterilizações dos animais. 

Ação de rua na Avenida da República 

Finalizada a visita, o partido partiu para uma ação de rua. Inicialmente, o percurso estava previsto para toda a Avenida da Republica, mas acabou por ser ao redor das estações de metro João de Deus e Câmara de Gaia. Com bandeiras na mão, os candidatos do Pessoas-Animais-Natureza fizeram a distribuição de flyers, sacos e – particularidade do PAN – pratos para comida de animais.

Enquanto Anabela Castro, cabeça de lista do PAN pelo círculo eleitoral do Porto, caminhava e distribuía flyers em direção à paragem de autocarro João de Deus, foi interpelada por Gabi Rodrigues. A gaiense, que acabou por se emocionar, tinha um pedido para fazer à candidata: “Olha, arranja-me uma casinha. Estou farta de pedir”. Em resposta a esta preocupação, Anabela Castro afirmou que o partido está a “trabalhar” também sobre “as questões da habitação”.  A cabeça de lista do PAN pelo círculo eleitoral do Porto quis saber mais sobre a situação e recomendou à cidadã que recorresse aos serviços da autarquia.

Pelo caminho até à estação Câmara de Gaia, onde foi finalizada a ação, o partido foi abordado por dois jovens que questionavam: “É o PAN, o partido de animais?”. “Não só, não só, é também o partido de pessoas e da natureza”, responderam.

Editado por Filipa Silva