É já este domingo que se realiza o “clássico” entre o FC Porto e o SL Benfica, em jogo a contar pra 24.ª jornada da Liga Portugal, no Estádio do Dragão. Em termos históricos, os azuis e brancos levam vantagem nas vitorias alcançadas.

Prevê-se lotação esgotada no Estádio do Dragão. Foto: Museu FC Porto/Facebook

FC Porto e Benfica defrontam-se neste domingo (3) em jogo a contar para a jornada 24 da Liga Portugal. O jogo será no Estádio do Dragão e tem o apito inicial marcado para as 20h30.

Este é um encontro que os azuis e brancos precisam de ganhar, para não perderem em definitivo “o comboio” do título. À entrada para o encontro, a diferença entre o FC Porto e as águias é de nove pontos. Os dragões, que têm neste momento 49 pontos, recebem o atual líder Benfica, que está com 58 pontos, seguido do Sporting, com 56 e menos um jogo.

Antes deste clássico, as águias disputaram outro “clássico” – na verdade, um dérbi – contra os leões, desta vez a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. O jogo foi na quinta-feira (29) no Estádio de Alvalade e terminou com uma vitória do Sporting por 2-1.

Se o Benfica vem de uma derrota, o FC Porto vem de uma vitória, ainda que com contornos atribulados. Os dragões carimbaram a sua passagem para as meias-finais da Taça na quinta-feira (29) diante do Santa Clara. O resultado foi o mesmo e Alvalade: 2-1, mas neste caso favorável à equipa visitante.

Será a terceira vez que as duas equipas se defrontam esta temporada. Nos dois jogos já realizados, saíram vitoriosos os encarnados: vitória por 1-0 na primeira volta do campeonato e por 2-0 na Supertaça Cândido Oliveira.

Quanto ao boletim clínico, está mais preenchido o dos dragõesGaleno e Evanilson realizaram, este sábado, “trabalho de ginásio”, enquanto Mehdi Taremi, a braços com uma lesão muscular, efetuou treino condicionado. De acordo com o site oficial do FC Porto, os três serão reavaliados depois do treino matinal de domingo, não estando assim afastada a sua entrada em campo. Marcano, Gonçalo Ribeiro e Zaidu estão fora por lesão. Juan Bernat é a única baixa do Benfica.

Olhando ao histórico dos duelos entre o FC Porto e o Benfica em todas as competições, as estatísticas mostram que o FC Porto venceu 101 jogos e o Benfica 91, dos 254 confrontos. Empates foram 62, e os dragões marcaram 367 golos e as águias 390.

Os jogadores comandados por Sérgio Conceição, nesta época em 36 jogos, somam 24 vitórias, quatro empates e oito derrotas. Marcaram 67 golos e sofreram 31. Já os jogadores treinados por Roger Schmidt levam nesta época, em 39 jogos, 27 vitórias, sete empates e cinco derrotas. Com 85 golos marcados e 33 golos sofridos.

Nos dragões, Evanilson é o principal marcador da equipa, com dez golos. Já no Benfica, o melhor marcador é Rafa Silva com 12 golos.

O jogo será transmitido pela SportTV 1 e o árbitro do encontro será João Pinheiro.

Editado por Filipa Silva