Benfica goleia e assume a liderança isolada, FC Porto e Sporting empatam fora de casa e perdem pontos importantes na disputa pelo título. Vitória SC perde em casa e fica um pouco mais longe da qualificação direta para a Liga Europa.

A 23.ª jornada teve oito jogos no último fim de semana, que incluíram a goleada do Benfica e tropeções do Sporting e do FC Porto. Para esta ronda, só resta o jogo entre Boavista e Braga, que terá lugar no Estádio do Bessa esta segunda-feira (26), às 20h00, e que terá cobertura do JPN. Acompanhe a seguir os resumos dos jogos da jornada, por ordem de ocorrência.

Arouca 3-2 Famalicão

O Arouca derrotou o Famalicão por 3 a 2 na última sexta-feira (23), no Estádio Municipal de Arouca. Morlaye Sylla, Cristo González e Rafa Mújica marcaram pela equipa da casa. Jhonder Cádiz e Gustavo Sá foram os marcadores da equipa visitante. Nos descontos, José Rodríguez ainda foi expulso do Famalicão, após agredir um jogador da outra equipa num lance sem bola.

O próximo jogo do Arouca será fora de casa contra o Chaves, na próxima sexta-feira (1 de março). Já o Famalicão joga contra o Boavista, em Vila Nova de Famalicão, na próxima segunda-feira (4).

Farense 0-1 Moreirense

O Moreirense bateu o Farense por um golo no último sábado (24), em Faro. O golo foi do avançado brasileiro Madson. Depois de ver o adversário criar vantagem, os leões de Faro viram ainda um jogador expulso após forte entrada de Mattheus Oliveira. 
O próximo adversário do Farense será o Sporting. O jogo será no próximo domingo (03), em Alvalade. O Moreirense, por sua vez, joga em casa contra o Rio Ave, no sábado (02).

Estrela Amadora 1-1 Chaves

O Estrela Amadora empatou com o Chaves por 1 a 1, na Amadora, no último sábado (24). A equipa visitante abriu o placar logo ao início do jogo, aos 7 minutos, por Marrero, mas os anfitriões empataram com golo de Ronaldo Tavares, no tempo extra da primeira parte.

A próxima partida do Estrela Amadora será fora de casa, contra o Braga, no próximo sábado (02). Já o Chaves irá jogar em casa contra o Arouca, na sexta-feira (1).

Vitória SC 0-2 Casa Pia

Casa Pia comemora a vitória fora de casa frente ao Vitória SC Foto: Casa Pia

Os conquistadores de Guimarães foram derrotados em casa pelo Casa Pia no último sábado (24). Os golos foram de Clayton e Pablo Roberto. Caso o Vitória tivesse vencido, teria chegado à quarta posição provisoriamente, até haver definição do resultado do jogo entre Braga e Boavista.

O próximo jogo do Vitória será fora contra o Estoril, no próximo sábado (2). Já o Casa Pia joga contra o Gil Vicente, em Lisboa, no domingo (3).

Vizela 3-3 Estoril

Vizela e Estoril dividiram os pontos no último domingo (25), em Vizela. Essende (duas vezes) e Labedenko marcaram pela equipa da casa, enquanto Alejandro Marqués, Zanocelo e Guitane marcaram pelos canarinhos. O jogo estava 2-0 para o Vizela até o Estoril fazer três golos depois dos 80 minutos de jogo, mas os vizelenses marcaram no apagar das luzes, aos 90+5′.
O próximo jogo do Vizela será contra o Portimonense no próximo domingo (03), em Portimão. Já o Estoril vai jogar contra o Vitória SC, no Estádio António Coimbra da Mota, no sábado (2).

Benfica 4-0 Portimonense

O Benfica isolou-se na liderança do campeonato após vencer por quatro golos o Portimonense no Estádio da Luz no último domingo (25). O jogo começou morno, mas após o primeiro tempo, os lisboetas emplacaram três golos num intervalo de 4 minutos para garantir uma vitória larga.

Rafa abriu o marcador com um golo de trivela, com a bola a entrar no canto inferior direito após receber passe de Bah na grande área, aos 55 minutos. Dois minutos depois, David Neres recebeu um belo passe em profundidade de Kökçü, driblou o guarda-redes e empurrou a bola para o fundo da baliza a olhar para o outro lado, fazendo sua melhor imitação de Ronaldinho Gaúcho.

Benfica comemora goleada sobre o Portimonense. Foto: SL Benfica

Aos 59 minutos, Rafa recebeu na esquerda em velocidade e fez um excelente passe, novamente de trivela, para Di María, que empurrou a bola tranquilamente para a rede. O ataque do Benfica, que falhou na concretização nos primeiros 55 minutos, marcou logo três golos em quatro minutos.

Para completar a goleada, Tiago Gouveia fez uma jogada individual aos 75 minutos, passou para Kökçü no meio da grande área que tocou para Rafa. Dentro da pequena área, o número 21 do Benfica rematou com tranquilidade a bola para dentro da baliza. Benfica 4, Portimonense 0.

O próximo jogo do Benfica será na quinta-feira (29) contra o Sporting. Será a primeira eliminatória da meia-final da Taça de Portugal, no Estádio de Alvalade. Já o Portimonense vai jogar contra o Vizela no domingo (3), em Portimão.

Gil Vicente 1-1 FC Porto

O FC Porto continua com uma sequência irregular na liga, após empatar com o Gil Vicente no último domingo (25), em Barcelos. Os dragões, apesar de terem visto um golo ser anulado após canto na primeira parte, não fizeram muito nos primeiros 45 minutos de jogo.

Golo de Evanilson após falhar em converter penalidade. Foto: FC Porto

No segundo tempo, Pepê levantou a bola, mas Gbane interveio com um toque no braço. Após revisão no VAR, o árbitro apontou a penalidade máxima. Evanilson acertou na barra e falhou a conversão, mas a bola bateu no guarda-redes Andrew e voltou para os pés do ponta de lança brasileiro, que desta vez acertou na baliza e colocou o FC Porto na frente no marcador. 
Nos minutos que se seguiram, o FC Porto desperdiçou uma série de oportunidades: Pepê falhou um golo sozinho com o guarda-redes, Otávio rematou uma bola ao poste, e Evanilson também perdeu uma oportunidade em que só restava o guarda-redes entre a bola e a baliza. A falta de eficácia dos dragões foi castigada com golo de Thomas Lopes, aos 90+5′. O avançado brasileiro marcou o primeiro golo com a camisola do Gil Vicente.
Com este resultado, o FC Porto mantém a terceira posição, mas fica a nove pontos do Benfica, líder do campeonato. O próximo jogo dos dragões vai ser precisamente contra os encarnados, no próximo domingo (03), no Estádio do Dragão.

Rio Ave 3-3 Sporting

O Rio Ave frustrou a esperança do Sporting de chegar à liderança do campeonato após um jogo emocionante e com muitos golos no Estádio dos Arcos, no último domingo (25). Embaló abriu o marcador logo aos três minutos de jogo para os vilacondenses com um belo remate na entrada da grande área com direção ao canto esquerdo da baliza do guarda-redes Adán. Contudo, aos nove minutos, Hjulmand empatou o jogo com remate firme de fora da área.

Hjulmand celebra seu golo contra o Rio Ave. Foto: Sporting CP

Já no fim do primeiro tempo, Gyökeres virou o jogo para o Sporting após aproveitar-se de uma falha de Oudrhiri, que recuou mal a bola. O avançado sueco, jogador que tem mais golos na Europa nesta época, acertou com precisão no ângulo e não deu hipótese ao guarda-redes Jhonatan, aos 44 minutos. Mas, novamente, o jogo não ficou muito tempo com uma equipa em vantagem no marcador. Dois minutos depois, Nuno Santos cometeu falta sobre Costinha na grande área. O penálti foi convertido por Yakubu.
Aos 67 minutos, na segunda parte, Adán saiu mal da baliza e cometeu falta sobre Yakubu, que voltou a marcar, desta vez dos onze metros. Cinco minutos depois, em outra resposta rápida, os leões conseguiram o empate em definitivo. Morita fez um cruzamento acrobático para o central Coates, que surpreendeu a defesa do Rio Ave na grande área e cabeceou a bola com força para o centro da baliza.
Com este resultado, o Sporting, que tem menos um jogo que o Benfica, chegou aos 56 pontos. Fica dois abaixo do líder encarnado, que será o seu próximo adversário. As equipas lisboetas vão enfrentar-se na primeira meia-final da Taça de Portugal no Estádio de Alvalade, na próxima quinta-feira (29). Já o Rio Ave vai ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas enfrentar o Moreirense pela Liga Portugal no próximo sábado (02).

Classificação do campeonato

Editado por Filipa Silva