O Boavista perdeu por 4-0 frente ao Braga, num encontro que ficou marcado pela demissão do presidente dos axadrezados no final da partida.

O Braga goleou o Boavista no Estádio do Bessa. Foto: SC Braga/Facebook

Num duelo entre duas equipas que procuram voltar aos seus melhores momentos, o Sporting Clube de Braga goleou o Boavista Futebol Clube por 4-0. O jogo, válido para a 23.ª jornada, aconteceu nesta segunda-feira (dia 26), no Estádio do Bessa. Os golos bracarenses foram marcados por Simon Banza (2), Abel Ruiz e Rodrigo Zalazar.

Com o resultado, o Braga diminui a distância para o FC Porto, que agora está a três pontos, mesmo que permaneça na quarta posição, com 46 pontos. Os bracarenses falharam os oitavos de final da Liga Europa na última semana, com um golo sofrido em cima da marca dos 120 minutos contra o Qarabag.

Já o Boavista mantém-se como 12.º classificado, com 24 pontos, mas a distância para os clubes que estão na zona de despromoção é de apenas dois pontos. O momento boavisteiro preocupa e acabou por resultar na demissão de Vítor Murta da presidência da SAD, mantendo para já em aberto a continuidade na presidência do clube.  

O encontro ficou também marcado por uma homenagem aos 159 anos da Cruz Vermelha Portuguesa. O relvado do Bessa recebeu uma coreografia humana com 159 trabalhadores e voluntários, a formarem o número 159 no relvado, em alusão ao aniversário celebrado no último dia 11 de fevereiro.

Uma primeira parte com um final amargo

O Boavista apresentou-se no habitual 4-2-3-1, mas com algumas mudanças na constituição da equipa. Sem poder contar com o suspenso Pedro Malheiro, Salvador Agra regressou à posição de lateral direito e Bruno Onyemaechi apareceu como extremo esquerdo. O nigeriano habitualmente joga como lateral, mas esta segunda-feira apareceu mais adiantado no terreno.

O SC Braga também fez algumas alterações relativamente ao último jogo frente ao Qarabag. Cristian Borja começou no banco, depois de uma sequência de 23 jogos consecutivos a titular. Joe Mendes, que habitualmente joga à direita, entrou hoje para a esquerda no lugar do colombiano. O capitão dos arsenalistas, Ricardo Horta, também regressou depois de ter estado ausente por lesão nas últimas partidas.

Instantes antes do apito inicial, foi cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Artur Jorge, que faleceu na passada quinta-feira (dia 22). A noite no Estádio do Bessa estava fria e o jogo começou da mesma forma, tanto dentro como fora do relvado. A primeira meia hora de jogo foi bastante calma, sem grandes oportunidades para nenhum dos lados, tirando um remate potente de Roger Fernandes aos 8′. Porém, esta tentativa foi bem defendida por João Gonçalves.

À medida que os adeptos de ambas as equipas iam acordando, o jogo também começou a ganhar outro ritmo. O Boavista cedia a posse de bola ao Braga mas conseguia sair algumas vezes em contra-ataque. Ao minuto 33, fez-se a festa no Bessa. Bozeník aproveitou um cruzamento perfeito de Salvador Agra para inaugurar o marcador da partida. Contudo, depois de análise do VAR, verificou-se que o eslovaco estava adiantado e o golo foi então anulado.

No minuto 41, Miguel Reisinho foi desarmado no meio-campo axadrezado por Simon Banza, que driblou tudo e todos até à área adversária. No momento da finalização, o franco-congolês não vacilou e enviou a bola para o fundo das redes. Um balde de água fria para os boavisteiros, que não ia ficar por aqui. A equipa não reagiu bem ao golo e, apenas dois minutos depois (43′), Abel Ruiz duplicou a vantagem bracarense depois de um grande passe de Ricardo Horta.

Mudanças perfeitas

Na entrada para a segunda metade, os jogadores do Boavista pareciam apáticos e sem grande vontade de reagir à desvantagem. O Braga também tirou o pé do acelerador e voltou do intervalo sem querer correr grandes riscos. Aos 60′, surgiram as primeiras alterações na partida, com Borja e Bruma a irem a jogo pelos arsenalistas. E esta substituição teve o efeito mais imediato possível. Logo na primeira jogada, estes dois jogadores combinaram na ala esquerda, com Borja a assistir Simon Banza, que bisou assim na partida. O avançado igualou Viktor Gyökeres na lista de melhores marcadores da Liga Portugal.

Aos 66′, Artur Jorge efetuou mais uma alteração que acabou por se revelar perfeita. Rodrigo Zalazar entrou para o lugar do jovem Roger Fernandes e, seis minutos depois, o uruguaio selou o marcador com um remate cruzado rasteiro.

Artur Jorge: “Foi uma vitória justíssima”

Em declarações na sala de imprensa do Bessa, Artur Jorge, treinador do Braga, afirmou que a equipa apresentou grande segurança no duelo contra o Boavista. O comandante bracarense destacou a “intenção clara de dominar o jogo desde o primeiro minuto” por parte dos seus jogadores, que demonstraram “muita intensidade e grande personalidade” em campo.

Relativamente aos suplentes Rodrigo Zalazar e Cristian Borja, que entraram e participaram nos golos na segunda parte, Artur Jorge afirmou que “é sempre bom ter todos os jogadores disponíveis para dar uma resposta quando é necessário”. O treinador relembrou o mês de janeiro, onde Banza, Niakaté, Al Musrati, Djaló, Bruma e Ricardo Horta estavam indisponíveis.

O técnico do Braga também ressaltou a atuação de Banza, que bisou e acabou por igualar Gyökeres no topo da lista de melhores marcadores da Liga Portugal. Artur Jorge relembrou que o jogador esteve fora no começo deste ano e que espera que ele possa “disputar o prémio individual, que o valoriza e também a própria equipa”.

Vítor Murta: “Ninguém gosta de ser maltratado pelos seus”

Na conferência boavisteira, Vítor Murta surpreendeu e assumiu o lugar do treinador Ricardo Paiva para anunciar a sua demissão de presidente da SAD do Boavista. O também presidente do clube afirmou que a decisão foi motivada pelos cânticos, em tom de protesto contra Murta, vindo das bancadas do Estádio do Bessa. “Sou sócio há 40 anos, a minha família é boavisteira, ninguém gosta de vir ao estádio ser maltratado pelos seus”, disse.

Vítor Murta acredita que “fez um trabalho positivo” ao longo dos seus seis anos como presidente do clube e três como mandatário da SAD. Relativamente ao desempenho do Boavista, ele afirmou “acreditar 101% que a equipa fique na Liga porque acredita nestes jogadores”.

Por fim, o presidente falou sobre a possibilidade de permanecer no cargo após o término de 2024, quando encerra o seu mandato. “O meu mandato termina no fim do ano. Terei de reunir com a minha direção para saber o que será feito. O clube e a SAD devem andar de mãos dadas. É importante que haja sintonia. Por isso, ponderarei.”, sublinhou.

O Boavista volta aos relvados na próxima segunda-feira (dia 4), às 20h15, quando defronta o FC Famalicão, na 24ª jornada da Liga Portugal. Também para o campeonato, o Sporting de Braga recebe o Estrela da Amadora, no Estádio Municipal de Braga, no próximo sábado (dia 2), às 20h30.

Editado por Filipa Silva