Os axadrezados recebem o FC Porto esta sexta-feira (5) num jogo marcado pelo regresso aos convocados azuis e brancos de Pepe, que estava afastado do relvado após ter sido expulso em Alvalade.

O Bessa não deverá encher esta sexta-feira, mas mais de meia casa deve estar lotada. Foto: Boavista FC/Facebook

O Boavista FC recebe esta sexta-feira (5) o FC Porto no Estádio do Bessa, naquele que é o primeiro dérbi de 2024 e o segundo desta época. 

Frente a frente, dois emblemas históricos com quase 150 jogos oficiais registados, a esmagadora maioria dos quais vencidos pela equipa do Dragão. Há 17 anos que o Boavista não impõe uma derrota ao rival do Porto.

FC Porto que se apresenta neste jogo na terceira posição da Liga, com 34 pontos, a três do Sporting, que é líder isolado, depois da derrota infligida em Alvalade à equipa de Sérgio Conceição, em dezembro último. No último encontro para o campeonato, os dragões venceram o Desportivo de Chaves, por 1-0.

O Boavista FC, que atravessa graves problemas financeiros, que incluem salários em atraso, chegou a comandar o campeonato na quinta jornada, tendo, entretanto, entrado numa trajetória descendente: apenas dois pontos somados nas últimas oito rondas. A mais recente derrota foi registada diante do Gil Vicente.

As panteras enfrentam também o primeiro jogo sem Petit à frente da equipa técnica. O treinador português, histórico do clube, comandava a equipa desde 2021, naquela que foi a segunda passagem pelo cargo, depois de uma primeira experiência entre 2012 e 2015. Petit apresentou a sua demissão a 12 de dezembro, depois de uma derrota sofrida frente ao Estrela da Amadora, em que perdeu por três bolas a uma. 

É agora vez de Ricardo Paiva, portuense de 43 anos, assumir o comando técnico da equipa principal. O treinador da equipa de Sub-19 que chegou ao Boavista em 2016, foi oficializado há uma semana. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo desta sexta-feira, o treinador disse esperar “um Boavista competitivo, esclarecido e capaz de se adaptar às circunstâncias do jogo”, com “uma “linha defensiva segura” e “criatividade” para fazer face ao adversário.

Para o encontro, o técnico não vai poder contar com peças importantes do xadrez: Chidozie e Bruno Onyemaechi, que se juntaram à seleção da Nigéria, com vista à participação no Campeonato Africano das Nações (CAN) e Salvador Agra, que se lesionou numa coxa.

FC Porto traz Pepe de volta ao plantel, Taremi fica de fora

O capitão dos dragões, Pepe, estava afastado do relvado desde o último clássico frente ao Sporting, em Alvalade, altura em que foi expulso e impossibilitado de jogar durante duas partidas.

O dérbi será também marcado pela ausência de Taremi e Alan Varela, que não vão estar no Bessa. O avançado iraniano foi convocado para a Taça da Ásia, estando ausente nos próximos jogos dos dragões, enquanto o médio argentino vai cumprir um jogo de suspensão, depois de ter arrecadado uma série de cinco cartões amarelos.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo, relativo à 16.ª jornada do campeonato, questionado sobre as ausências registadas no plantel em janeiro, Sérgio Conceição respondeu ao ataque: defendeu a política de contratações do clube nos seus sete anos como treinador, atacou a imprensa e garantiu que “os gastos” do clube foram sempre “menores que as despesas”, justificando situações particulares como a de David Carmo, contratado há dois anos e relegado para a equipa B, ou a de Navarro, emprestado ao Olympiacos da Grécia.

“Para os verdadeiros sócios, não para os ‘pseudo’, os verdadeiros querem a vitória amanhã e o título no final da época”, concluiu o técnico, recordando que é “o mais titulado” do FC Porto.

Sobre o encontro com o Boavista, o treinador dos dragões explicou que será o primeiro de uma série de jogos “extremamente importantes” e que os adversários desta noite vão estar “supermotivados para dar uma resposta positiva”. Este é “um jogo em que os jogadores têm de perceber que há ambiente de dérbi e traz sempre as dificuldades”, declarou.

Boavista-Porto: Saudades do dérbi “mais britânico” do futebol português

A partida tem início marcado para as 20h45, no Estádio do Bessa, com transmissão em direto na Sport TV e será também acompanhada pelo JPN no estádio.

Editado por Filipa Silva