FC Porto venceu, em casa, o Montalegre por quatro bolas a zero, para a Taça de Portugal. Os autores dos golos foram Danny Namaso, Evanilson, que bisou, e Fran Navarro, que se estreou como marcador.

Onze do FC Porto diante do Montalegre com várias alterações face ao encontro anterior. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto venceu, esta sexta-feira (24), de forma clara, o Montalegre, equipa que milita no quarto escalão do futebol português, num jogo totalmente dominado pelos azuis e brancos.

Num encontro a contar para a quarta ronda da Taça de Portugal, os dragões chegaram cedo à vantagem, aos 13 minutos, com um golo de Danny Namaso. Evanilson marcou o segundo e o terceiro golos dos azuis e brancos. O resultado ficou encerrado com o quarto golo de Fran Navarro, que se estreou a marcar pela equipa azul e branca.

Com este resultado, o Montalegre fica eliminado da Taça de Portugal e o FC Porto passa para os oitavos de final da competição.

Uma primeira parte vitoriosa

O onze inicial do Futebol Clube do Porto sofreu muitas alterações relativamente ao último jogo frente ao Vitória de Guimarães: saíram Diogo Costa, David Carmo, Pepe, Zaidu, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Pepê e Francisco Conceição, para darem o lugar a Cláudio Ramos, Zé Pedro, Fábio Cardoso, João Mendes, Grujic, Romário Baró, Galeno e Danny Namaso.

Num Estádio do Dragão com 19.830 adeptos, o jogo teve início com a posse de bola do lado do Montalegre.

Aos oito minutos, o avançado brasileiro, Evanilson, fez o primeiro remate do FC Porto, mas sem sucesso: a bola foi defendida por Bruno Pio.

Aos 12 minutos, André Franco rematou e a bola passou perto da baliza. Um minuto depois, o marcador foi mesmo estreado pelos dragões, por intermédio de Danny Namaso. O jogador marcou o seu primeiro golo desta temporada, após um cruzamento de Galeno, rematando para fora do alcance do guarda-redes dos transmontanos.

Aos 17 minutos que o marcador voltou a mudar, assinalando o 2-0 no dragão. Evanilson marcou, após receber a bola de Namaso.

Aos 26 minutos, a equipa médica entrou em campo para assistir Evanilson, que se encontrava caído em campo. Após ser assistido, o número 30 sentiu-se em condições para continuar. E haveria de contribuir para o reforço da vitória azul e branca. A um minuto do fim da primeira parte, o brasileiro marcou o terceiro golo do jogo – segundo da conta pessoal – depois de receber a bola de Galeno.

Fran Navarro estreia-se a marcar pelos dragões

A segunda parte continuou com a equipa do FC Porto a dominar o jogo.

Ao minuto 56, o Montalegre fez a primeira substituição. Lassana Mané deu lugar a David Moura.

Três minutos depois, deram-se as primeiras três substituições na equipa dos dragões. Entraram Fran Navarro, Francisco Conceição e Nico González para os lugares de Galeno, Romário Baró e Evanilson.

Aos 62 minutos, o FC Porto marcou o quarto golo da partida. Deu-se uma abertura na direita onde apareceu André franco a centrar de primeira a bola para a conclusão de Fran Navarro de baliza aberta. Foi a estreia do avançado espanhol a marcar pelos dragões.

Apenas um minuto depois, Tony Silva fez mais duas alterações na sua equipa. Saíram Isaac e André Dias e entraram Angola e Tiago Luís. Sérgio Conceição trocou João Mendes por Gonçalo Borges.

À passagem do minuto 76, Angola tentou o golo para o Montalegre, mas o remate saiu ao lado do poste esquerdo da baliza de Cláudio Ramos.

Grujic, da equipa dos dragões, ao minuto 80, cabeceou diretamente para Bruno Pio, guarda-redes do Montalegre.

O jogo terminou no Dragão com o FC Porto a vencer de forma contundente o Montalegre, por quatro bolas a zero.

Sérgio Conceição: “Foi uma vitória tranquila”

Na sala de imprensa, Sérgio Conceição começou por dar mérito à equipa em relação ao jogo e ao resultado:  “Foi uma vitória tranquila, porque os jogadores a tornaram tranquila”, disse aos jornalistas.

O técnico dos dragões adiantou que, apesar de a equipa ter tido a oportunidade de fazer mais golos, o objetivo principal era passar à próxima eliminatória e esse foi alcançado. Além disso, afirmou que a sua equipa foi “séria” e respeitou o adversário.

O treinador dos azuis e brancos felicitou também o treinador da equipa adversária: “Quero dar os parabéns ao Tony, porque percebia-se, em todos os minutos do jogo, o que o Montalegre pretendia fazer”, declarou.

Tony da Silva: “Lágrimas” de emoção

Tony Silva começou a conferência por agradecer aos adeptos transmontanos que se deslocaram ao Dragão para apoiar a equipa: “Corriam-me as lágrimas, porque ver a nossa gente aqui, não há palavras. É incrível”, declarou.

O técnico ressalvou ainda que a sua equipa defrontou o adversário olhos nos olhos, apesar da diferença competitiva de duas formações que têm três divisões entre si: “Os autocarros vieram na estrada, não foram postos em frente à baliza”, sublinhou. 

“Orgulhoso” pelos seus jogadores, cuja juventude destacou, Anthony Silva disse, sobre o jogo, que a sua equipa teve “oportunidades”, mas faltou “capacidade” para as transformar em golos. Afirmou ainda que a prestação com a bola foi sempre muito competente, porém, em determinados períodos de jogo, os jogadores perderam-se, mesmo sem bola.

O FC Porto volta a jogar na próxima terça-feira (28), contra Barcelona, para a Liga dos Campeões. Para o Campeonato de Portugal, o Montalegre vai receber em casa, no próximo domingo (3), o Ribeirão.

Editado por Filipa Silva